Sobre a Revista

A revista Olhares é um periódico de publicação quadrimestral, exclusivamente eletrônico, de circulação nacional e internacional, do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação – PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e PPG em Educação.

Notícias

Prorrogação de Prazo para submissão de texto para o Número temático: Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora

2021-07-20

O prazo para submissão de textos para o Número temático: Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora foi PRORROGADO para o dia 10 de agosto de 2021.

Em 19 de setembro de 1921 nascia Paulo Reglus Neves Freire, no Recife – PE, tornando-se, em meados dos anos de 1960, mundialmente conhecido pela sua obra “Pedagogia do Oprimido”, na qual afirmava a sua concepção libertadora como possibilidade de uma prática transformadora da e na educação. Paulo Freire foi um dos principais disseminadores da Educação Popular no Brasil, movimento que ganhou força na década de 60, contexto de resistência à ditadura militar. 

Em 02 de maio de 1997, o nosso patrono da educação partia deixando seu legado nas inúmeras obras publicadas ao longo de 30 anos e distribuídas em milhares de exemplares, dezenas de edições e de traduções em outros idiomas. Ele dizia que não gostaria que suas ideias fossem repetidas, mas, sim, reinventadas. Afinal, “o mundo não é; o mundo está sendo”. Um dos indicativos de que o desejo de Freire reverberou e continua repercutindo é a diversidade de projetos referenciada na concepção freireana em distintas áreas do conhecimento e de atuação.

2021 é o ano do Centenário de Paulo Freire e dos 24 anos de sua ausência – presença. Vamos comemorar essa data em meio a uma realidade mundial que sofreu retrocessos imensos em relação ao avanço de uma sociedade mais justa e igualitária, como sonhava esse grande educador. Enfrentamos uma pandemia, com medidas de isolamento social, durante o ano de 2020, o que contribuiu fortemente para o aumento das desigualdades sociais. A falta de uma política pública nacional em saúde com o firme propósito de assegurar e garantir o direito à vida impactou nos demais direitos fundamentais, sendo o direito à educação de qualidade ainda mais fragilizado. Uma realidade que Paulo Freire, de certo, combateria com suas palavras doces e seu discurso consistente. Nesse sentido, dialogar com suas ideias e reuni-las em um dossiê, será uma forma de mantermos aceso seu principal propósito, a construção de um projeto civilizatório de sociedade.

A Revista Olhares, do Departamento de Educação, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, do Campus Guarulhos da Unifesp, fará o registro dessa memória nesse número temático, o qual publicará trabalhos de educadores e pesquisadores que dialogam com o pensamento freireano e com as questões contemporâneas da educação. Serão aceitos para a submissão ensaios, artigos com relatos de pesquisa e de experiência que abordem a atualidade da obra de Paulo Freire e a sua reinvenção diante dos desafios da realidade educacional das sociedades neste século, conforme os seguintes eixos temáticos:

  1. Paulo Freire e a Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio: concepções e práticas de gestão e pedagógica, uso de novas tecnologias, estudos dos letramentos, formação continuada de professores em serviço, relação escola-família-comunidade, legislações e políticas públicas educacionais.
  2. Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos (EJA): concepções e práticas de gestão e pedagógica, uso de novas tecnologias, estudos dos letramentos, relações com o território, legislações e políticas públicas para a EJA.
  3. Paulo Freire e os Movimentos Sociais: MOVA, educação nos movimentos sociais (MST - sem terrinha, movimentos eclesiais de base, movimentos de luta por moradia), coletivos nos diversos campos das artes, das religiões, coletivos de mulheres, coletivos de juventudes, sindicatos.
  4. Paulo Freire e a Educação Superior: universidade popular, a formação em cursos de educação superior inspiradas no referencial freireano.
  5. Paulo Freire e questões no âmbito das diversidades/direitos humanos: relações étnico-raciais, gênero, pessoas com deficiência, populações em privação de liberdade, populações quilombolas, populações indígenas, populações ribeirinhas, refugiados.
  6. Paulo Freire: vida, obra e referências de autores em seu pensamento: textos de autores(as) que conviveram com Paulo Freire que possam contribuir com ensaios que revelem essas memórias; textos de autores(as) que apresentem referências de obras e estudiosos que influenciaram a obra de Freire, textos de pesquisadores e/ou grupos de pesquisas freireanos que indiquem a atualidade de seu pensamento.
  7. Paulo Freire e a educação do campo: experiências de gestão e práticas pedagógicas, estudos de letramento, uso de tecnologias, formação de professores continuada de professores, políticas públicas educacionais.
  8. Paulo Freire e questões socioambientais: educação ambiental; questões socioambientais e a formação de educadores que atuam em espaços escolares e não escolares.
  9. Paulo Freire e a Pedagogia Decolonial: estudos que desenvolvem possibilidades de reflexão entre os referenciais do pensamento freireano e os fundamentos da pedagogia decolonial.

Organizadores:

Ligia Rupes, Professora da Rede Pública de Ensino de São Paulo

Magali Aparecida Silvestre, Profa. Dra. do Departamento de Educação/EFLCH/Unifesp

Roberta Stangherlim, profa. Dra. da Comissão Editorial da Revista Olh@ares/EFLCH/Unifesp

Souzana Mizan, Profa. Dra. do Departamento de Letras/EFLCH/Unifesp

 

Prazo para submissão: até 10 de agosto de 2021

Previsão de publicação: dezembro de 2021

Saiba mais sobre Prorrogação de Prazo para submissão de texto para o Número temático: Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora

Edição Atual

v. 9 n. 2 (2021): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP
					Visualizar v. 9 n. 2 (2021): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP
Publicado: 2021-07-25

Artigos

Ver Todas as Edições

A revista Olhares (ISSN 2317-7853) é um periódico de publicação quadrimestral, exclusivamente eletrônico, de circulação nacional e internacional, do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação – PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e PPG em Educação – visa constituir-se como espaço de divulgação e discussão crítica de produções científicas interinstitucionais que tenham como foco a pesquisa educacional, sob diferentes perspectivas teóricas e áreas do conhecimento. Privilegia a disseminação de estudos voltados para políticas educacionais, currículo, forma& ccedil;ão de educadores e para a constituição dos sujeitos e dos saberes relacionados à educação na modernidade, bem como estudos que estabeleçam a intersecção entre educação e saúde como perspectiva para abordar infância e adolescência.

Revista Olhares- ISSN 2317-7853