Presence of Environmental Education in Political Pedagogical Projects of schools around MONA São Francisco

Authors

  • Kamila Oliveira Queiroz Universidade Estadual da Bahia
  • Maristela Casé Costa Cunha Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15800

Keywords:

Conservation units;, Natural Monument;, Brazilian Northeast;, elementary School.

Abstract

This article presents a documentary analysis of the Political Pedagogical Projects (PPPs) of schools close to conservation units (CUs), with an emphasis on the Natural Monument of the São Francisco River (MONA São Francisco), Northeast Brazil. The results indicate a lack of literature focused on the integration of environmental concepts related to Environmental Education in UCs in PPPs. It showed unavailability of PPPs in 13 of the 15 schools in the MONA São Francisco area. And, finally, in the PPPs analyzed, the lack of content about UC, attesting to the need to adapt to the local reality of basic education schools.

References

BARBOSA, E.P. Leituras sobre processo de implantação de uma licenciatura em ciências naturais e matemática por área do conhecimento. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista Campus Rio Claro (Unesp RC), Rio Claro, 2012, 312 f.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Decreto Lei s/n. º de 05 de junho de 2009: cria o Monumento Natural do Rio São Francisco.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a LDBEN nº 9.394/96. Brasília, DF: Presidência da República, 2013.

BRASIL. Lei nº 9.985 de 2000: Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

CAMPELO, A.K.R.; MELO, J.B. A importância de projetos de Educação Ambiental em uma unidade de conservação no semiárido nordestino. Revista Brasileira de Ciências Ambientais (RBCIAMB), Rio de Janeiro, n. 49, p. 81–94, 2018.

CAMPELO, J.M.V. A Educação Ambiental na Construção de Espaços Educadores Sustentáveis: viabilidade, desafios e gestão em unidade de conservação. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021, 160 f. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3943>. Acesso em 11 mar. 2024.

CAVALCANTI, L.S. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referêcnia para a formação e a prática de ensino. In. CAVALCANTI, L.S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, S.P: Papirus, 2008, p. 39-62.

DA SILVA SOUZA, F.R. Educação Ambiental e sustentabilidade: uma intervenção emergente na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 3, p. 115-121, 2020.

DA SILVA, N.F.; SILVA, R.L.F. Educação Ambiental e unidade de conservação: investigando um processo participativo na constituição de um Programa de Educação Ambiental. In: Memorias XI Congreso Latinoamericano de Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental. 27 y 28 de octubre 2022. Revista Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza. Año 2022, Número Extraordinario. pp 1712-1720. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/18256/11747>. Acesso em 11 mar. 2024.

DOS SANTOS, S.A.; NUNES, F.G. Mapeamento do conflito de uso legal da terra nas unidades de conservação (UCs) da Reserva da Biosfera do Cerrado: nordeste de Goiás. Anais do XVII Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR. São Jose dos Campos, SP: MCT/INPE, 2015, v. 1, p. 933-940.

DOURADO, L.F.; SIQUEIRA, R. A arte do disfarce: BNCC como gestão e regulação do currículo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 2, p. 291-306, 2019.

FUNDAJ. Relatório parcial da pesquisa de Mapeamento e Análise Espectro-Temporal das unidades de conservação de Proteção Integral da Administração Federal no Bioma Caatinga: Monumento Natural do Rio São Francisco. Recife, 2023.

GRZEBIELUKA, D.; KUBIAK, I.; SCHILLER, A.M. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais, p. 3881-3906, 2014.

ICMBIO - INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Caatinga: Mona do Rio São Francisco. Disponível em: Disponível em: <https://uc.socioambiental.org/pt-br/arp/5077> Acesso em: 11 mar. 2024.

ICMBIO. INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Educação Ambiental em Unidades de Conservação: Ações voltadas para Comunidades Escolares no contexto da Gestão Pública da Biodiversidade – Guia informativo, orientador e inspirador. Brasília. 2016b.

ICMBIO. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Unidades de Conservação. O PPPEA em Unidades de Conservação federais e na gestão da biodiversidade - texto explicativo, Brasília: <https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/biblioteca/ongs/pppea.html>. Acesso em: 27 fev. 2023.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M.S. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos).

MEDINA, N.M. A formação de multiplicadores em Educação Ambiental. In: PEDRINI, A.G. (Org.). O Contrato Social da Ciência, unindo saberes na Educação Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 47-70.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Diretoria de Educação Ambiental. Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no SNUC (Encea). Versão Final. Brasília. MMA, 2010. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/Politica/politica-encea/encea.pdf >. Acesso em: 04/05/2023.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. A unidade de conservação e o território: reconhecendo o contexto socioambiental e geopolítico. Série Educação Ambiental e Comunicação em Unidades de Conservação. Caderno 1. 2015 a. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/publicacoes/educacao-ambiental/category/154-serie-ea-uc>. Acesso em: fev. 2023.

PEREIRA, R.F.; ALVES, M.P.; BAUMGRATZ, N.D.P. Educação Ambiental em uma Unidade de Conservação: A visão de docentes de escolas públicas do sul fluminense. Revista Ciências & Ideias, ISSN: 2176-1477, v. 7, n. 2, p. 105-136, 2016.

PORTUGAL, G.C. Educação Ambiental em unidades de conservação: uma experiência de gestão. 2019. Dissertação de Mestrado. – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019, Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7625910>. Acesso em 11 mar. 2024.

QUARESMA, E.B. et al. A importância do projeto político pedagógico dentro do âmbito escolar (PPP): análise do PPP da escola municipal de Ensino Fundamental II Anete Farias da Silva no município de Oiapoque-AP. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021, Disponível em: <http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/bitstream/prefix/454/1/QUARESMA%20%282021%29%20-%20A%20importância%20do%20projeto%20político.pdf>. Acesso em 11 mar. 2024.

SIMPLÍCIO, L.S.; CUNHA, M.C.C.; PEREIRA, N.S. Avaliação e sustentabilidade dos serviços ecossistêmicos do monumento natural do são Francisco. Dissertação de Mestrado. – Universidade do Estado da Bahia, Paulo Afonso, 2021, Disponível em: <https://saberaberto.uneb.br/server/api/core/bitstreams/ccc68687-361d-4bfc-ba84-887753225758/content>. Acesso em 11 mar. 2024.

TORRES JÚNIOR, E. U. Conhecimento ecológico e percepção ambiental sobre primatas por uma comunidade rural no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural Engenho Gargaú, Paraíba, Brasil. 55 f. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Monitoramento Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental, Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto, 2015.

VASCONCELOS, C.S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004a.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 10. ed. Campinas: Papirus, 2000.

WITT, J.R., LOUREIRO, C.F.B, ANELLO, L.F.S. Vivências em Educação Ambiental em Unidades de Conservação: caminhantes na trilha da mudança. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 30, n. 1, p. 83 – 1 01, jan./ jun. 2013.

WWF. Efetividade da gestão das unidades de conservação federais do Brasil: resultados de 2010. 2012. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/?31645/Efetividade-de-Gesto-das-Unidades-de-Conservao-Fede-rais-do-Brasil-resultados-de-2010>. Acesso em 11 mar. 2024.

Published

2024-04-01

How to Cite

Queiroz, K. O., & Cunha, M. C. C. (2024). Presence of Environmental Education in Political Pedagogical Projects of schools around MONA São Francisco. Brazilian Journal of Environmental Education, 19(2), 417–431. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15800

Issue

Section

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-10-13
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-02-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-04-01

Most read articles by the same author(s)

Obs.: This plugin requires at least one statistics/report plugin to be enabled. If your statistics plugins provide more than one metric then please also select a main metric on the admin's site settings page and/or on the journal manager's settings pages.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.