"Abordagem Nexo - Alimento, Energia e Água" como contexto para o planejamento de práticas sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14856

Palavras-chave:

Nexo Alimento Energia e Água, Interdisciplinaridade, Práticas sustentáveis

Resumo

Este artigo apresenta o Projeto Nexo - Alimento, Energia e Água desenvolvido na Universidade de São Paulo e direcionado ao ensino interdisciplinar em cursos de graduação a partir do planejamento de práticas sustentáveis em instituições extramuros da universidade. O Projeto tem como base o desenvolvimento de práticas que visem a abordagem do Nexo na resolução de problemas ambientais, e é realizado por discentes de diferentes cursos de graduação que trabalham em grupos em temas de sustentabilidade. Para além das práticas propostas e seus benefícios à sociedade, os resultados revelam que o Projeto tem potencial de promover oportunidades de aprendizagens dos discentes em uma perspectiva interdisciplinar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Baffa Lourenço, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2013) obtido no Programa Ensino de Ciências Área de Concentração: Ensino de Física e doutorado em Educação pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha (2013) pela Facultad de Formación de Professorado. Realizou o pós-doutorado (2015) em Educação no Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo com estágio na Universität des Saarlandes- Alemanha, no Department of Educational Technology. Atuou como docente da Universidade Federal da Grande Dourados de 2015-2017. Atuou como pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Participou de projetos de cooperação científica bilaterais com Cuba, Colômbia, Uruguai, Alemanha e Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, mapas conceituais, ensino de ciências e divulgação científica. Atualmente é pós-doutoranda do Instituto de Estudos Avançados - Polo São Carlos.

Vinicius Perez Dictoro, Universidade de São Paulo

Pós-Doutorando pelo Instituto de Estudos Avançados - IEA da Universidade de São Paulo - USP, bolsista PRCEU/USP. Possui Doutorado e Mestrado em Ciências Ambientais pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, formado no curso de graduação Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental na UFSCar. Membro da rede WATERLAT-GOBACIT, rede inter e transdisciplinar de ensino, pesquisa e intervenção nos campos da política e da gestão da água. Participa do grupo de Pesquisa SUSTENTA (sustentabilidade e gestão ambiental), da instituição UFSCar, e desenvolve pesquisa nas linhas: Sustentabilidade; Educação e Comunicação Ambiental; Sociedade e Ambiente; Percepção Ambiental; e Gestão da Água.

Sabrina de Oliveira Anício, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP). Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É Mestre em Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Urbana, Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desenvolveu pesquisas voltadas para a avaliação e acompanhamento do processo de floculação por meio de análise de imagens e equipamento de análise fotométrica de dispersão (PDA). Atualmente é Doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/ USP) e faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento (NUPS). Trabalha com Economia Circular aplicada a sistemas de tratamento de esgoto. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de águas de abastecimento; tratamento de águas residuárias; gerenciamento de resíduos do tratamento de esgotos; lodos de esgotos; economia circular aplicada ao saneamento; sustentabilidade; desenvolvimento sustentável.

Andréa Borges, Universidade de São Paulo

Discente do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB - Mestrado Profissional) pela USP/São Carlos, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007), especialista em Ecologia pela mesma instituição (2013), e em Gerenciamento de Projetos em Recursos Hídricos pelo IFCE/ANA (2018). Desde 2009 é Coordenadora de Projetos do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), atuando nas áreas de gestão dos recursos hídricos, educação ambiental, parcerias e cooperação institucional. Atualmente ocupa a Gerência Técnica do Consórcio PCJ, e é discente do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB - Mestrado Profissional) pela USP/São Carlos. Coordena o Grupo de Trabalho de Educomunicação da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, e foi eleita coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (CIEA-SP) para a gestão 2023/2024.

Fernanda da Rocha Brando Fernandez, Universidade de São Paulo

Professora associada junto ao Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP)Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Sagrado Coração (USC, 2000); especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2003), mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Bauru (UNESP, 2005; 2010). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP, 2018), atualmente é professora associada junto ao Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP), onde ministra as disciplinas de Educação Ambiental, Política e Gestão Ambiental e Metodologia da pesquisa em Ensino de Biologia e de Ciências no curso de graduação em Ciências Biológicas. É credenciada no Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada (FFCLRP-USP), onde orienta projetos de mestrado e doutorado na área de pesquisa "História, Filosofia e Ensino de Evolução e Ecologia"; e no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB-EESC-USP), onde orienta projetos de mestrado na área de pesquisa "Ambiente e Sociedade". Coordena o Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (http://www.ledibusp.com.br). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB-UNESP) e do Grupo de História e Teoria da Biologia (GHTB-USP).

Tadeu Fabricio Malheiros, Universidade de São Paulo

Atualmente é professor associado na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1991), engenharia ambiental pela Faculdade de Saúde da USP (1993), mestrado em Resources Engineering - Universitat Karlsruhe (1996), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002), pós-doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2006).  Participou da criação e é coordenador da Rede do programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. É assessor da Superintendência de Gestão Ambiental da USP. É Coordenador do Eixo Temático - Educação, no âmbito do programa 11 Eixos Temáticos da USP. É Coordenador da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) dos Comitês PCJ. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Saúde Ambiental e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, saúde pública, resíduos sólidos e gestão ambiental.

Referências

CITELLI, A.; FALCÃO, S.P. Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental. Comunicação & Educação, v.20, n.2, p.15-26, 2015.

CORDEIRO, D.R.; CALACINA, H M.; BRAGA, A.R. Tendências da Educação Ambiental. In: RABINOVICI, A.; NEIMAN, Z. (orgs.). Princípios e Práticas de Educação Ambiental. Diadema: V&V Editora, 2022. 160 p. Disponível em: <https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/62553/Princípios%20e%20Práticas%20educacao%20ambiental.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 23 de fevereiro de 2023.

FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations. The Water-Energy-Food Nexus: A new approach in support of food security and sustainable agriculture. Rome: Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2014. Disponível em: <http://www.fao.org/nr/water/docs/FAO_nexus_concept.pdf>. Acesso em: 09 jan 2023.

GIATTI, L.L.; JACOBI, P.R.; FAVARO, A.K.M.I.; EMPINOTTI, V.L. O nexo água, energia e alimentos no contexto da Metrópole Paulista. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 88, p. 43 – 61, 2016.

JACINTHO, T.R.S.; MARTINS, R. de C. C. Educação para sustentabilidade: turismo ecopedagógico no centro de permacultura Asa Branca, Brasília/DF. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 7, n. 2, p. 18 - 28, 2012.

MARIANI, L.; GUARENGHI, M.M.; MITO, J.Y.L.; CAVALIERO, C.K.N.; GALVÃO, R.R.A. Análise de oportunidades e desafios para o nexo água-energia. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v.37, p.9–30, 2016.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005.

SECCO, A.P.L; CAMARGO NETO, E.S.; NEIMAN, Z. A Educação Ambiental como ponto de partida nas Políticas Públicas. In: RABINOVICI, A.; NEIMAN, Z. (orgs.). Princípios e Práticas de Educação Ambiental. Diadema: V&V Editora, 2022. 160 p. Disponível em: <https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/62553/Princípios%20e%20Práticas%20educacao%20ambiental.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 23 de fevereiro de 2023.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Edital 02/2020-2021 Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação. Disponível em: <https://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/Edital-Aprender-Comunidade-PRG-2020.pdf>. Acesso em: 09 jan 2023.

Downloads

Publicado

01-03-2023

Como Citar

Lourenço, A. B., Dictoro, V. P., Anício, S. de O., Borges, A. ., Fernandez, F. da R. B., & Malheiros, T. F. (2023). "Abordagem Nexo - Alimento, Energia e Água" como contexto para o planejamento de práticas sustentáveis. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(2), 97–112. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14856

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-02-23
Publicado: 2023-03-01