Um olhar sobre as pesquisas do campo da Educação Ambiental no ensino fundamental (anos iniciais) nos últimos 10 anos

Autores

  • Jaklane de Abreu Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Iara Terra de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14637

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Pesquisa; Ensino Fundamental.

Resumo

O artigo objetivou construir um panorama de pesquisas sobre Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante os últimos 10 anos. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com os descritores: “Educação Ambiental”, “ensino fundamental” e “anos iniciais”, que deveriam aparecer simultaneamente. Após análise dos resumos das publicações localizadas, selecionou-se 22 trabalhos. Mediante abordagem quanti-qualitativa, documental e análise de conteúdo, as publicações foram organizadas nas categorias: formação de professores/práticas pedagógicas e propostas de ensino. Algumas pesquisas destacam carência de formação docente crítica sobre consenso de se analisar reflexivamente as questões ambientais.

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Biografia do Autor

Jaklane de Abreu Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Ensino e Formação de Professores pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2019), com especialização em Educação do Campo e Sustentabilidade pela mesma universidade (UNEAL, 2020). Professora da rede municipal de Senador Rui Palmeira, Sertão alagoano. Tem interesse na área de Ensino e Ensino de Ciências, com ênfase em Educação Ambiental.

Iara Terra de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Ciência & Tecnologia – Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC,2019), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (USP,2011), licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2005) e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul, 2019). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas (UFAL – Campus Arapiraca). Atua na orientação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores da UFAL. Tem interesse na área de Ensino de Ciências desenvolvendo estudos para a: sociologia da ciência, estado da arte, educação ambiental com foco nos resíduos sólidos.

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Santos, J. de A., & Oliveira, I. T. de. (2023). Um olhar sobre as pesquisas do campo da Educação Ambiental no ensino fundamental (anos iniciais) nos últimos 10 anos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 321–343. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14637

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-12-04
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##plugins.generic.dates.published## 2023-06-01

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