Governança Editorial

Política de Governança

Visando dotar a RevBEA de um sistema de governança eficiente e compatível com as melhores práticas editoriais foi desenvolvida uma nomenclatura própria para sua política editorial. A instância máxima que define os rumos editoriais é a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) por meio de seu grupo de Facilitação Nacional. Para cada instância desta governança – Conselho Editorial, Comitê Científico Avaliador e Comitê editorial - há uma definição precisa de atribuições e responsabilidades, ressaltando a necessidade de garantir sempre os princípios éticos e a plena transparência do processo editorial, sempre definidos pela Facilitação Nacional da REBEA, ouvidas as sugestões e encaminhamentos do seu Comitê editorial.

 

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é constituído por Facilitadores da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) designados para esta função em reunião ordinária do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. A atuação do Conselho Editorial será, prioritariamente, de forma coletiva, podendo os conselheiros de forma individual serem demandados pontualmente, com a previsão de reuniões extraordinárias para tratar de questões pautadas. A atuação de cada membro do Conselho editorial nos trabalhos da Revista poderá ser de forma individual, por meio da articulação com o facilitador de sua rede, membro da Facilitação da REBEA ou com um membro do Comitê editorial. De fato, cada membro atua como conselheiro junto à Facilitação da REBEA e ao Comitê editorial indicando pareceristas, interpretando e sugerindo aperfeiçoamentos na Política Editorial, divulgando a revista, posicionando-se como árbitro em questões estratégicas da RevBEA nos espaços acadêmicos, da educação básica formal e da educação não formal, ainda outros espaços de atuação dos educadores ambientais, e das cidades, considerando a diversidade das comunidades. Ainda, manifestando-se em assuntos relevantes, tais como a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial e à divulgação de artigos. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade atuante na área de Educação Ambiental e da Facilitação da REBEA, garantindo a credibilidade e a postura que se espera de uma revista acadêmica e de divulgação de Relatos de Experiências no campo da Educação Ambiental brasileira. Não é responsabilidade dos membros do Conselho Editorial supervisionar ou interferir no processo editorial.

Comitê Científico de Avaliação

O Comitê Científico de Avaliação é constituído por representantes acadêmicos,, educadores e profissionais de diversos grupos de pesquisa atuantes na área socioambiental em organizações do campo da Educação Ambiental e das Instituições de Educação Superior (IES), educação básica e educação não formal, provenientes de diferentes regiões do país e pertencentes à malha de redes da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA). Poderá haver representação internacional, garantida a sua participação efetiva nos rumos da Revista. A missão desse Comitê é assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados, a consistência temática e a qualidade final das publicações, o que implica em compromisso com os critérios de indexação em bases de dados bibliométricos renomados, bem como compromissos éticos presentes nos documentos orientadores e nos posicionamentos políticos da REBEA. Este Comitê também deve buscar apoio institucional e financeiro para a manutenção da RevBEA. Os membros do Comitê Editorial dirigem o Comitê Científico de Avaliação, solicitando contribuições de seus membros individuais para emitir pareceres aos trabalhos apresentados à Revista. Os membros deste Comitê poderão sugerir a realização de chamadas especiais para temas de interesse da comunidade de educadores/as ambientais brasileiros/as, podendo estabelecer fóruns para edições temáticas. O Comitê Científico e Avaliação não interfere diretamente na operação editorial da RevBEA, que é de responsabilidade do Comitê Editorial e sua equipe, em parceria com o Conselho Editorial.

Comitê Editorial

Grupo de facilitadores, membros da Facilitação Nacional da REBEA, responsável pela editoração da revista nos seus aspectos técnicos e acadêmicos, com apoio de uma equipe de suporte. Todo o processo editorial é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), tornando extremamente impessoal o fluxo editorial, como mostra o fluxograma das atividades do processo de editoração da plataforma Open Journal System - OJS, no item de menu “Sobre/Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”. Entre as funções dos membros do comitê, estão a seleção prévia de artigos encaminhados para publicação, a sua distribuição entre os revisores do Comitê Científico de Avaliação, a avaliação dos artigos, em função dos pareceres emitidos, o encaminhamento dos mesmos para a revisão, a editoração e a publicação dos textos aprovados. É atribuição deste comitê, observar o respeito às normas adotadas para a publicação e a formatação de artigos ou Relatos de Experiências. Cabe ainda ao comitê editorial alocar uma Equipe de Suporte Editorial para operar o SEER e eventualmente tratar de tarefas rotineiras do processo editorial (revisão, editoração, preparação de prova final), sem repassar suas responsabilidades.

Editor-Chefe

Pessoa do comitê editorial designada para responder como editor-chefe, assumindo a responsabilidade que este cargo prevê. Cabe ao editor-chefe coordenar os trabalhos do Comitê Científico de Avaliação de forma articulada com o  Conselho Editorial.

 

Editores Anteriores 

2023- 2024

Composição do comitê editorial (em caráter transitório)

  • Zysman  Neiman (REPEA)
  • Cláudia Coelho Santos (RUPEA)
  • Daniel Melo Barreto (ROBEA/REABA)
  • Maria Arlete Rosa (REASUL)
  • Maria Lindalva Oliveira Fernandes (Rede PAEA)
  • Maria Teresa de Jesus Gouveia (REAPOP)
  • Silvane Dalpiaz do Carmo (REACOMAR)
  • Juliana Maria de Barros Freire (REPEA) - Revisão e Editoração.

 

2014- 2023

Zysman Neiman (Universidade Federal de São Paulo, e REPEA)

 

2010-2013

  • José Vicente de Freitas (Universidade Federal de Rio Grande - FURG)

Maria do Carmo Galiazzi (Universidade Federal de Rio Grande - FURG)

 

2008-2009

  • Heitor Medeiros (REMTEA - REBEA - DEA/MMA)
  • Michèle Sato (REMTEA - REBEA - UFMT)
  • Regina Aparecida da Silva (UFS - REBEA - RENEA - REASE)
  • Michelle Jaber

 

2004-2007

  • Heitor Medeiros (REMTEA - REBEA - DEA/MMA)
  • Michèle Sato (REMTEA - REBEA - UFMT)

 

2004  - criação da Revista