Políticas públicas de Educação Ambiental: História, formação e desafios

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DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12811

Palavras-chave:

Pârametros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Educação Ambiental Crítica, Gestão Escolar, Cidadania Ambiental

Resumo

O presente artigo apresenta uma retrospectiva sobre os principais documentos internacionais e políticas públicas nacionais que tratam da Educação Ambiental (EA), além de analisar algumas visões sobre a sua prática. Em especial, são abordadas as possibilidades de atuação com a Educação Ambiental crítica e a aprendizagem baseada em investigação, projetos e/ou problemas, que possuem abordagens complementares e relacionadas ao uso do método científico na busca por caminhos que suportem transformações locais e globais por meio do debate cidadão, da participação e da colaboração. Por fim, os avanços e retrocessos referentes às diretrizes curriculares que norteiam a prática pedagógica no ensino formal são apresentados, e especialmente discutidos para o caso do currículo municipal de São Paulo, com foco nos desafios aos educadores em um cenário de constantes modificações das políticas públicas no ensino formal.

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Biografia do Autor

Edson Grandisoli, Instituto de Energia e Ambiente da USP, Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Ambiental (GovAmb)

Pós-doutorando do Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). Doutor em Educação para o Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Ciência Ambiental da USP (PROCAM-USP). Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos (USP). Consultor e Palestrante em Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Colaborador do Laboratório de Práticas e Pesquisa em Sustentabilidade (LAPPES-USP). Diretor Educacional da Escola da Reconectta. Formador de professores das redes pública e particular de ensino. Editor Executivo da revista Ambiente & Sociedade.

Eliana Cordeiro Curvelo, Instituto Federal do Paraná

Professora do Instituto Federal do Paraná, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais; Professora de Arte na Secretaria de Educação de Botucatu - Ensino Fundamental II; Professora de História da Arte para o Ensino Médio no Liceu Anglo de Botucatu, ex-professora de Arte na Rede Marcelina de Educação; ex-professora de Arte e História da Arte no ADV - Colonize & Colonize - Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré Vestibular. Fui Assessora Pedagógica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ da Unesp de Botucatu - 2006 até 2015. Assessora Pedagógica da Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA da Unesp de Botucatu - 2006 até 2013. Doutoranda em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr - UNESP. Mestre em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - FCL - UNESP, Especialização em Metodologia de Ensino - Departamento de Educação do Instituto de Biociências - IB - Botucatu - Unesp e Graduação em Artes Cênicas - Faculdades Integradas Teresa D'Avila de Santo André. 

Zysman Neiman, Universidade Federal de São Paulo, Diadema/SP

Doutor em Psicologia (2007), passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), mestre em Psicologia (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando como Coordenador da Cátedra Sustentabilidade. Teve grande atuação como Educador no Ensino de Ciências e Biologia (1985-1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), onde coordenou o Laboratório de Ecologia, Percepção e Educação Ambiental - LEPEA. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PROSGAM-UFSCar. Também atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação do CCTS - UFSCar. Foi um dos redatores do Tema Transversal "Meio Ambiente", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental do MEC (1998). É autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

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Publicado

01-12-2021

Como Citar

Grandisoli, E., Curvelo, E. C. ., & Neiman, Z. (2021). Políticas públicas de Educação Ambiental: História, formação e desafios. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(6), 321–347. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12811

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-10-10
Aceito: 2021-11-16
Publicado: 2021-12-01

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