A look at research in the field of Environmental Education in elementary school (initial years) in the last 10 years

Authors

  • Jaklane de Abreu Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Iara Terra de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14637

Keywords:

Environmental Education; Research; Elementary School.

Abstract

The article aims to build a panorama of research on Environmental Education in the Early Years of Primary Education, during the last 10 years. A search was made in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) with the descriptors: "environmental education", "elementary education" and "early years", which should appear simultaneously. After analyzing the abstracts of the publications found, 22 papers were selected. Through a quanti-qualitative approach, documental and content analysis, the publications were organized in the following categories: teacher education/pedagogical practices and teaching proposals. Some research highlights the lack of critical teacher training on the consensus of reflexively analyzing environmental issues.

Author Biographies

Jaklane de Abreu Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda em Ensino e Formação de Professores pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2019), com especialização em Educação do Campo e Sustentabilidade pela mesma universidade (UNEAL, 2020). Professora da rede municipal de Senador Rui Palmeira, Sertão alagoano. Tem interesse na área de Ensino e Ensino de Ciências, com ênfase em Educação Ambiental.

Iara Terra de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Ciência & Tecnologia – Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC,2019), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (USP,2011), licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2005) e em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul, 2019). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas (UFAL – Campus Arapiraca). Atua na orientação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores da UFAL. Tem interesse na área de Ensino de Ciências desenvolvendo estudos para a: sociologia da ciência, estado da arte, educação ambiental com foco nos resíduos sólidos.

References

AGUDO, M. M. A maior flor do mundo de José Saramago e a Educação Ambiental na escola. 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências de Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2013. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90980>. Acesso em: 16 jun. 2022.

ALMEIDA, D. M. Educação Ambiental nas travessias, aventuras e paixões das experiências-sentidos de professores/as com o local. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br:8080/bitstream/10/6041/1/Denize%20Mezadri%20de%20Almeida.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2022.

ANDRADE, E. D. Educação do campo e agroecologia: uma convergência entre educação e meio ambiente. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/70155>. Acesso em: 16 jun. 2022.

AVILA, A. M. Representações sociais sobre Educação Ambiental e objetivações em práticas pedagógicas no ensino fundamental. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1714>. Acesso em: 16 jun. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 11 jul. 2022.

CARVALHO, I. C. M. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, M.; CARVALHO, I.C.M. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. pp.51-63.

COSTA, F. P. Descrição e análise do processo de implantação de uma unidade didática: Educação Ambiental em uma escola pública no litoral sul do Rio de Janeiro. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) – Programa de Pós-graduação em Práticas de Desenvolvimento Sustentável, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. Disponível em: <https://tede.ufrrj.br/handle/jspui/4238>. Acesso em: 16 jun. 2022.

DIAS, D. S. S. Projeto Cidadão Ambiental Mirim: alfabetização socioambiental nos anos iniciais do ensino fundamental em Colombo, PR. 2019. 370 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/62616>. Acesso em: 16 jun. 2022.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 2ª ed. São Paulo: Gaia, 1993.

DURHAM, E. R. A política para o ensino superior brasileiro ante o desafio do novo século. In: MENDES, C. Novas perspectivas nas políticas de educação superior na América Latina no limiar do século XXI. Campinas-SP: Autores Associados, 1998.

FERNANDES, E. C. Educação em solos para a sensibilização ambiental no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4240>. Acesso em: 16 jun. 2022.

FIGUEIREDO, J. B. A. A produção da Pesquisa em Educação Ambiental no Nordeste e Pesquisa Dialógica. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 52–72, 2021.

FLICK, U. Introdução à metodologia da pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2017.

FRACALANZA, H et al. A Educação Ambiental no Brasil: panorama inicial da produção acadêmica. Ciências em Foco. v. 1, n. 1, ago. 2013.

FRACALANZA, H. As pesquisas sobre Educação Ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. In: TAGLIEBER, J.E.; GUERRA, A.F.S. (Org.). Pesquisa em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental. Pelotas: Universitária, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GONÇALVES, C. R. Educação Ambiental nos anos iniciais: uma proposta com sequência didática. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2347>. Acesso em: 16 jun. 2022.

GRANDINO, D. R; TOMAZELLO, M. G. C. A pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: período 2002-2005. Piracicaba: UNIMEP, 2007. (Relatório científico de pesquisa/iniciação científica).

GUIMARÃES, L. M. Contradições e possibilidades de superação no trabalho pedagógico para a prática da Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27247>. Acesso em: 16 jun. 2022.

KAWASAKI, C. S; CARVALHO, L. M. Tendências da pesquisa em Educação Ambiental. Educação em revista, v. 25, p. 143-157, 2009.

LIMA, G. F. C; TORRES, M. B. R; REBOUÇAS, J. P. P. A Educação Ambiental crítica brasileira frente às crises contemporâneas: desafios e potencialidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental v. 17, n. 5, p. 117–131, 2022.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986.

MAESTRELLI, S. G. A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. 2018. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Ciências e Matemática) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/55994>. Acesso em: 16 jun. 2022.

MODESTO, M. A. Pela estrada se vai com anseios no peito e pés no chão: por entre quereres e fazeres da (trans)formação ambiental na educação do campo. 2019. 204 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. Disponível em: <https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11845>. Acesso em: 16 jun. 2022.

OLIVEIRA, H. F. F et. al. Educação Ambiental no ensino superior: uma análise do currículo do curso de pedagogia em uma Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 5, p. 23–32, 2022.

PEREIRA, S. S. Percepção socioambiental aplicada em instituição de ensino no âmbito da racionalização do uso da água a partir de aproveitamento de águas pluviais. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento Ambiental: controle da poluição urbana e industrial) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10967>. Acesso em: 16 jun. 2022.

PEREIRA, T. T. M. Formação continuada de professores: uma pesquisa colaborativa sobre Educação Ambiental com docentes de anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/23563>. Acesso em: 16 jun. 2022.

REIGOTA, M. O estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. Brasiliense, 2017.

REIS, M. F. C. T. Pesquisa-ação em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 1, 2008, p. 155-169.

ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista diálogo educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SACCOL, A. L. Educação Ambiental e representações sociais: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012. Disponível em: <http://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/412>. Acesso em: 16 jun. 2022.

SALLES, V. O. Ecoformação e educação para a paz: intervenções ecoformadoras nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2463>. Acesso em: 16 jun. 2022.

SANTOS, S. F. A linguagem multimodal como ferramenta de inclusão na Educação Ambiental. 2020. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências das Matemáticas) – Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências da Matemática, Universidade Federal do ABC, Santo André, 2020.

SILVA, D; LOPES, E. L; BRAGA JÚNIOR, S. S. Pesquisa quantitativa: elementos, paradigmas e definições. Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 1, p. 1-18, 2014.

SILVA, R. G. AnElos ecopedagógicos: entre a Complexidade e a Carta da Terra: invenções criativas no cotidiano escolar. 2016. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/22717>. Acesso em: 16 jun. 2022.

SOUZA, D. C; SALVI, R. F. A pesquisa em Educação Ambiental: um panorama sobre sua construção. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 14, p. 111-129, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/mHMQ3kW6dq7GKswg8xTXGQd/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 14 set. 2022.

SOUZA, M. C. F. Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposição a partir das unidades de ensino potencialmente significativas. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2021. Disponível em: <https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/5727>. Acesso em: 16 jun. 2022.

TOFFOLO, G. Educação Ambiental e formação continuada de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Dilemas que se entrecruzam entre os sujeitos de uma pesquisa participante. 2016. 249 f. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/980370>. Acesso em: 16 jun. 2022.

WERLANG, E. E. A Educação Ambiental na prática pedagógica de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola em São José dos Pinhais, PR. 2017, 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/50263>. Acesso em: 16 jun. 2022.

Published

2023-06-01

How to Cite

Santos, J. de A., & Oliveira, I. T. de. (2023). A look at research in the field of Environmental Education in elementary school (initial years) in the last 10 years. Brazilian Journal of Environmental Education, 18(4), 321–343. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14637

Issue

Section

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-12-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-02-13
##plugins.generic.dates.published## 2023-06-01

Most read articles by the same author(s)

Obs.: This plugin requires at least one statistics/report plugin to be enabled. If your statistics plugins provide more than one metric then please also select a main metric on the admin's site settings page and/or on the journal manager's settings pages.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.