Um olhar sobre a ducação Ambiental das escolas públicas de Humaitá (AM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12189

Palavras-chave:

Educação Ambiental;, Ambiente Escolar;, Pr´ática Pedagógica;, Educação;, Ensino.

Resumo

Este artigo tem por objetivo conhecer as práticas pedagógicas na execução do tema transversal de educação ambiental em escolas da rede pública, nos anos finais do ensino fundamental no município de Humaitá-AM. A abordagem metodológica é qualitativa. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário semiestruturado (virtual) e para análise dos dados foi aplicada a análise de conteúdo. É importante conhecer as limitações que existem na execução do tema no ambiente escolar, objetivando visualizar as possibilidades de mudança. Os resultados apontam para uma perpetuação e fragmentação do tema no ambiente escolar, o que acaba prejudicando uma compreensão mais crítica acerca da temática socioambiental.

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Biografia do Autor

Márcia Trigueiro Castelo Branco, Universidade Federal do Amazonas. Campus Humaitá.

Especialista; trabalho no Setor de Serviço Social no Ifam, campus Humaitá, AM, Brasil

Viviane Vidal da Silva, Universidade Federal do Amazonas. Campus Humaitá.

Possui Doutorado em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP (2012), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2002), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Graduação em Geografia pelo Claretiano Centro Universitário (2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Foi Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais/ IEAA-UFAM. Desenvolve pesquisa nos temas: Uso da terra e gestão e dinâmica territorial ambiental na Amazônia. É líder do grupo de pesquisa Política, Cultura e Meio Ambiente no contexto amazônico (CNPQ) e pesquisadora do Grupo de pesquisa Gestão Territorial e Geografia Agrária (CNPQ).

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Branco, M. T. C., & Silva, V. V. da. (2021). Um olhar sobre a ducação Ambiental das escolas públicas de Humaitá (AM). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(5), 446–461. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12189

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2021-05-19
Aceito em 2021-07-05
Publicado em 2021-10-01