O despertar do uso educativo em espaços verdes urbanos

Autores

  • Rebeca Vieira de Lima Universidade Federal de São Carlos
  • Monica Palloni Gonçalves Universidade Federal de São Carlos
  • Andréia Nasser Figueiredo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.16171

Palavras-chave:

Ação coletiva, educação ambiental crítica, educação cidadã, trilhas interpretativas, vivências na natureza

Resumo

O presente trabalho relata o processo de construção, desenvolvimento e os desdobramentos de um projeto de extensão de sensibilização e Educação Ambiental em áreas verdes urbanas. Este resultou em um evento chamado Ambiente-se nos Bosques com oficinas, trilhas e diversas outras atividades que contribuem com a estima de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs, compartilhando valores para a formação de uma comunidade mais sustentável. O despertar do uso educativo em espaços como esses foi um marco que, através dos Ambiente-se nos bosques, inspirou as pessoas a multiplicarem as vivências em áreas verdes, e estimulou múltiplos usos desses espaços, propagando a ideia de eventos como esse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Vieira de Lima, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Central Paulista (2020) e mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2023), atualmente é doutoranda em Biotecnologia também pela UFSCar (2023-2027) desenvolvendo projeto no grupo de Biofotônica no Instituto de Física da USP - São Carlos sob orientação do prof. Vanderlei Bagnato. Tem experiência na área de Biofotônica, a qual atua, com ênfase em Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana e Resistência Bacteriana e também tem experiência em Educação Ambiental.Desenvolveu projeto de Educação Ambiental pelo Laboratório de Engenharia Aplicada- LEA e Departamento de Ciências Ambientais - DCAm em parceria com a OSCIP Veredas: Caminho das Nascentes, a Associação de Moradores dos Jardins (AMOR) e o Departamento de Apoio à Educação Ambiental da Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (DeAEA/SGAS/UFSCar) (2016). Realizou a primeira Iniciação Científica na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - pelo Laboratório de Ficologia, Departamento de Botânica, onde desenvolveu projeto sobre Criopreservação de Microalgas e também projeto de extensão com o tema: Coleção de culturas de microalgas de água doce da UFSCar (CCMA-UFSCar): fornecimento de cepas e biomassa para fins de ensino e pesquisa, e serviços relacionados (2017-2019). Realizou a segunda Iniciação Científica na Universidade de São Paulo - USP - pelo Instituto de Física de São Carlos - IFSC - (2019-2020), onde estudou a internalização da curcumina em biofilme bacteriano. Desenvolveu o projeto de mestrado (bolsista CAPES) intitulado "Estudo do Efeito da Inativação Fotodinâmica na Transferência de Resistência Bacteriana", pelo Programa de Pós Graduação de Biotecnologia - PPGBiotec - UFSCar, sob orientação do Prof. Dr. Vandelei S. Bagnato - IFSC - USP. (Fonte: CV)

Monica Palloni Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (2016-2018). Graduada em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Bolsista FAPESP - Treinamento Técnico - Programas de Inovação Tecnológica / PIPE - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas / PIPE I, de 01/03/2018 a 30/11/2018; e PIPE II, de 01/07/2019 a 30/09/2020. (Fonte: Currículo Lattes)

Andréia Nasser Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus São Carlos). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPG ERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ambos na área de Educação Ambiental. Atuou como educadora e coordenadora de projetos e cursos de formação em Educação Ambiental no grupo Escola da Floresta no Sítio São João (São Carlos/SP) de 2009 a 2021. É sócia fundadora, pesquisadora e educadora na empresa Fubá Educação Ambiental desde 2015. E desde 2018 é a educadora responsável pela implementação do componente educativo dos projetos do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS).

Referências

CARVALHO, L.M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H. S.; LOGAREZZI, A. (Orgs). Consumo e resíduo: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos, SP: Edufscar. 2006. p.19-41.

CHIESURA, A. The role of urban parks for the sustainable city. Landscape and urban planning, v. 68, n. 1, p. 129-138, 2004.

CORMIER, N.S.; PELLEGRINO, P.R.M. Infra-estrutura verde: uma estratégia paisagística para a água urbana. Paisagem e Ambiente, n. 25, p. 127-142, 2008.

FIGUEIREDO. A.N. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÁREAS VERDES URBANAS: os vínculos e as relações afetivas em processos educativos em uma microbacia em urbanização. 2018. 109 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2018.

FIGUEIREDO, A.N; VIEIRA, R.L.; ANDOLFATO, N.E; OLIVETTI, M. Ambiente-se nos bosques: um relato de experiência da prática da Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 12, n. 3 – Caderno II – Anais do IX FBEA, p. 903-904, 2017.

MATTIAZZI, B; FIGUEIREDO; R. A.; KLEFASZ, A. Ecologia, Educação Ambiental e participação comunitária. São Carlos: RiMa Editora, 2011. 118 p.

MELO, H.M.S; LOPES, W.G.R; SAMPAIO, D.B. Os Parques Urbanos na História da Cidade: percepção, afetividade, imagem e memória da paisagem. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades–ANAP, v. 5, n. 32, 2017.

Downloads

Publicado

01-04-2024

Como Citar

Lima, R. V. de, Gonçalves, M. P., & Figueiredo, A. N. (2024). O despertar do uso educativo em espaços verdes urbanos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 446–456. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.16171

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2024-01-19
Aceito: 2024-03-11
Publicado: 2024-04-01