Contribuições da Educação Ambiental em escola do campo para a preservação do sauim-de-coleira em área rural do município de Manaus (AM)

Autores

  • Agda Monteiro de Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt Universidade Federal do Amazonas/UFAM

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15634

Palavras-chave:

Sauim-de-coleira, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Educação Infantil, Educação do Campo

Resumo

Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) é o mascote oficial de Manaus (AM) e encontra-se cadastrado como criticamente em perigo de extinção no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, e também na lista internacional da obra Primates in Peril. Esta pesquisa objetiva explicitar como as práticas educativas em Educação Ambiental (EA) de uma professora de turmas de educação infantil contribui para a preservação da espécie. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cujo estudo fundamenta-se na análise de conteúdo. As ações de EA realizada pela docente levam as crianças a compreenderem que são guardiãs do macaco. Os Sauins dispersam sementes nas florestas após consumirem as polpas dos frutos, sendo considerados plantadores de florestas.

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Biografia do Autor

Agda Monteiro de Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Bolsista FAPEAM.

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Souza, A. M. de, & Schweickardt, K. H. S. C. (2024). Contribuições da Educação Ambiental em escola do campo para a preservação do sauim-de-coleira em área rural do município de Manaus (AM). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 284–302. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15634

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2023-09-11
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