Cinema e meio ambiente: inter-relações possíveis entre cinedebate, Educação Ambiental e abordagem CTSA

Autores

  • Arnaldo Antonio Silva-Junior Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Luciana Aparecida Farias Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Luiz Afonso Vaz de Figueiredo Professor aposentado do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14567

Palavras-chave:

Cinedebate, Educação Ambiental, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Socioambientalismo

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo problematizar e avaliar a dinâmica de um cinedebate para se discutir de forma integrada as possíveis inter-relações existentes entre os temas “ciência” e “meio ambiente” que são materializadas em filmes comerciais. Os filmes escolhidos para a ação e que apresentam esses temas foram:  Perdido em Marte (2015), Avatar (2009) e Wall-E (2008). Este estudo teve caráter qualitativo, na forma de um estudo de caso e foi conduzido com estudantes de ensino médio de uma escola pública. As participantes apresentaram uma tendência voltada para o surgimento de concepções globalizantes de Meio Ambiente e, assim, o processo demonstrou potencialidades enquanto estratégia de EA articulada com a abordagem CTSA.

Biografia do Autor

  • Arnaldo Antonio Silva-Junior, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Diadema-SP, trabalhando com concepções de ciência e tecnologia, representações sociais de meio ambiente, cinema e educação. Possui licenciatura e bacharelado em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de química, estratégias educativas alternativas, cinema e educação científica/ambiental, formação de professores. Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo

  • Luciana Aparecida Farias, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Possui graduação Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Educação Ambiental pelo Programa de Interunidades da USP (2015), especialização em Psicologia Transpessoal (2017) e Pintura Espontânea (2019). Tem experiência na área de Química Ambiental, Educação Ambiental e Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção ambiental, percepção de risco, educação ambiental, educação socioemocional e questões étnico-raciais. Investiga também a relação entre as práticas religiosas Umbanda e Candomblé e a Educação Ambiental, a partir da interpretação da Lei Federal 11.645/08, a qual determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Possui curso de produção de documentários na Academia Internacional de Cinema. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, do Departamento de Ciências Ambientais.

  • Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, Professor aposentado do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)

    Possui Licenciatura em Ciências Naturais e Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1982). É mestre em Educação (Área de Educação, Sociedade e Cultura) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2000) e doutor em Ciências (Área de Geografia Física, linha de Paisagem e Planejamento Ambiental) pela FFLCH-DG-Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professor Doutor aposentado do Centro Universitário Fundação Santo André (docente 1986-2020). Tendo sido professor-pesquisador em tempo integral entre 2000 e 2018. Foi também professor responsável pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade e do curso de Especialização em Educação e Prática Docente do Centro Universitário Fundação Santo André (1993-2019). Foi professor convidado da disciplina Poéticas das Imagens e Narrativas Visuais em Educação Ambiental do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos (CRHEA/EESC/USP)(2006-2012) e docente de diversas disciplinas do Curso de Especialização em Educação Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), entre 1994-1995. Participa desde 2011 como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Geografia, Literatura e Arte (GEOLITERART) (DG-USP) e desde 2022 do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec/IFSP-Itapetinga). Participou como pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL/UNESP-Campus Rio Claro, 2011-2018) e como pesquisador associado do Grupo de Estudos e Comunidade Movimentos Docentes (UNIFESP-Diadema) (2021-2022). Foi Professor Mestre de Espeleologia do Curso de Turismo (Área Ecoturismo) do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)(2003-2008). Diretor e membro fundador da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur) e do Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) (gestão 2009-2011) e Vice-presidente (Gestão 2007-2009); coordenador da Seção de Educação Ambiental e Formação Espeleológica (1992-2015), coordenador da Seção de História da Espeleologia (1994-2007) e membro da Seção de Espeleoturismo e da Seção de Relações Internacionais. Foi secretário adjunto da Federación Espeleológica de América Latina y del Caribe (FEALC) (2010-2018). Membro atuante de Redes de Educação Ambiental (REPEA, REBEA, RUPEA, REA-ABC, REASA), desde os anos 1990. Tem experiência na área de Educação e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e formação socioambiental; metodologias alternativas e formação docente para o ensino de ciências naturais; geopética e paisagens simbólicas; fotografia, narrativas visuais e antropologia visual; fenomenologia da imaginação poética (Bachelard); multirreferencialidade; pesquisa (auto)biográfica; ecoturismo e gestão de áreas protegidas; espeleoturismo; espeleologia; percepção ambiental; ecologia humana; imaginário da aventura; representações sociais de ciência, saúde e meio ambiente; práticas e poéticas pedagógicas.

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Publicado

01-04-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SILVA-JUNIOR, Arnaldo Antonio; FARIAS, Luciana Aparecida; FIGUEIREDO, Luiz Afonso Vaz de. Cinema e meio ambiente: inter-relações possíveis entre cinedebate, Educação Ambiental e abordagem CTSA. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 413–430, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14567. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14567. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2022-11-02
Aprovado 2023-01-26
Publicado 2023-04-01