Revisão sistemática sobre a Educação Ambiental e crise hídrica no contexto da educação básica

Autores

  • Dieli de Paula Slompo Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná
  • Ana Lucia Suriani Affonso Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná
  • Anderson de Souza Moser Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-0016-8554

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15064

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escassez Hídrica, Complexidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as pesquisas no campo da Educação Ambiental (EA) sobre a temática da crise hídrica na educação básica. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática baseada no protocolo Methodi Ordinatio. Os resultados obtidos revelaram a falta de uma abordagem crítica e complexa para as ações da EA com foco na crise hídrica no contexto da educação brasileira. Os artigos analisados seguiram principalmente a abordagem pedagógica cognitivista e sociocultural, e em relação à classificação das macrotendências de EA, a maioria apresentou uma abordagem pragmática. Notou-se um distanciamento entre os artigos que abordam a crise hídrica sob a perspectiva da EA e a complexidade das problemáticas socioambientais.

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Biografia do Autor

Dieli de Paula Slompo, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2016). Especialização em Neuroaprendizagem e Educação Ambiental pela faculdade São Braz e atualmente cursando mestrado no Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UNICENTRO.

Ana Lucia Suriani Affonso, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UNICENTRO. Tem experiência nas áreas de Ecologia, Educação Ambiental e Ensino.

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Pós doutora em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Atua no ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Ambiental. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Educação Ambiental (NEA)?.Coordenadora do Comitê Gestor de Educação Ambiental da UNICENTRO. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de ciências Naturais e Matematica PPGEN-Unicentro.

Anderson de Souza Moser, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Sou graduado em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017) e possuo mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Atualmente sou pós-graduando em Educação, nível de doutorado, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2020-Atual) e professor de Biologia da Educação Básica. Participo como pesquisador do GPEACS - Grupo de Pesquisa sobre Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (UFPR), do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP-IPHAN-UFPR) e do Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental da UNICENTRO. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Ciências e de Biologia. Desde a graduação tenho me dedicado ao campo da Educação Ambiental, participando de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados a formação de professores, estudantes e comunidade em geral.

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Publicado

01-10-2023

Como Citar

Slompo, D. de P., Affonso, A. L. S., Kataoka, A. M., & Moser, A. de S. (2023). Revisão sistemática sobre a Educação Ambiental e crise hídrica no contexto da educação básica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(6), 484–501. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15064

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-05-07
Aceito: 2023-07-14
Publicado: 2023-10-01

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