Temas controversos-Educação Ambiental-floresta: qual é a interação desta tríade no contexto escolar?

Autores

  • Aline De Gregorio Universidade Estadual de Londrina
  • Anderson de Souza Moser Universidade Federal do Paraná
  • Elocir Aparecida Corrêa Pires Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10343

Palavras-chave:

Formação Docente; Controvérsia; Currículo.

Resumo

Este trabalho investigou as concepções de Educação Ambiental (EA), além das possíveis interações entre temas controversos e floresta para a inserção de controvérsias socioambientais no contexto escolar, durante um processo de formação continuada com professores da educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual adotou-se a modalidade de pesquisa participante. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário. Os resultados evidenciaram o predomínio de concepções conservadoras de EA. Os docentes, que apresentaram visões próximas à vertente crítica, propuseram possibilidades mais abrangentes no que se refere à inclusão de controvérsias socioambientais no desenvolvimento de suas práticas educativas.

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Biografia do Autor

Aline De Gregorio, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Anderson de Souza Moser, Universidade Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação

Elocir Aparecida Corrêa Pires, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

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Publicado

23-08-2020

Como Citar

De Gregorio, A., Moser, A. de S., Pires, . E. A. C., & Moreira, A. L. O. R. (2020). Temas controversos-Educação Ambiental-floresta: qual é a interação desta tríade no contexto escolar?. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 271–281. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10343

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-02-19
Aceito: 2020-04-14
Publicado: 2020-08-23