Educação Ambiental e os desafios para implementação de políticas públicas em Mato Grosso do Sul

  • Simone Batista Mamede Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo
  • Maristela Benites Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • José Flávio Rodrigues Siqueira niversidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcos Vinícius Campelo Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Mato Grosso do Sul; Redes; Educadores Ambientais; Políticas Públicas

Resumo

O estado de Mato Grosso do Sul (MS) traz em sua história a ideia do desenvolvimentismo fundamentado pelo setor do agronegócio e pela política neoliberal estabelecida, causa de fortes embates com educadores ambientais no campo das políticas públicas socioambientais. Diante disso, o presente trabalho buscou apresentar o histórico e os principais desafios para implementação das políticas públicas em Educação Ambiental no estado de MS. Apresentamos eventos históricos da Educação Ambiental, publicações de livros de Educação Ambiental, redes de Educação Ambiental; Educação Ambiental no contexto escolar e os desafios para consolidação das políticas públicas de Educação Ambiental. Revelou-se que os educadores ambientais e suas redes tiveram e têm papel preponderante nas diversas atividades, ações e propostas educativas relacionadas às políticas públicas de MS para construção de uma sociedade mais justa, igualitária e de respeito ao ambiente.

Biografia do Autor

Simone Batista Mamede, Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo

Bióloga, educadora ambiental, Especialista em Educação Ambiental e Ecoturismo pela UFLA, Mestre e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp).

Maristela Benites, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Pesquisadora em biodiversidade e Educadora Ambiental do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo. Doutoranda e pesquisadora em Ensino de Ciência na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

José Flávio Rodrigues Siqueira, niversidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS
Especialista em Educação Ambiental pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial/SENAC
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS
Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /UFMS

Marcos Vinícius Campelo Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Geógrafo e doutorando em Ensino de Ciências (UFMS), professor/técnico da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Presidente da Comissão Estadual de Educação Ambiental de MS (SED/MS); Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MS); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - UFMS

Referências

ALVES, G.L. Mato Grosso do Sul: o universal e o singular. Campo Grande: Uniderp, 2003. 101p.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal; Secretaria de Coordenação dos Assuntos de Meio Ambiente; Programa Nacional do Meio Ambiente; Projeto Pantanal. Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai – PCBAP, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Escolas Sustentáveis - versão preliminar. Disponível em: <https://docplayer.com.br/19725938-Programa-nacional-escolas-sustentaveis.html>. Acesso em: 07 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BROCH, S.O.; MEDEIROS, Y.; SOUZA, P.R. Pé na água: uma abordagem transfronteiriça da bacia do Apa – Campo Grande: UFMS, 2008. 128p.

FERREIRA, L.C. A questão ambiental: sustentabilidade e políticas públicas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2012. 154 p.

LOUREIRO, C.F.B. Premissas teóricas para uma Educação Ambiental transformadora. Revista Ambiente e Educação, Rio Grande, 8: 37-54, 2003.

MAMEDE, S.B. Interpretando a natureza: subsídios para a Educação Ambiental. Campo Grande: Campo Grande. Editora Oeste, 2001. 158p.

MAMEDE, S.B. Interpretando a natureza: subsídios para a Educação Ambiental. Campo Grande: UNIDERP, 2003. 123p.

MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 5.287, de 13 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (PEEA/MS). Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL). Campo Grande, MS. Disponível em: <http://www.imasul.ms.gov.br>. Acesso em: 20 jul. 2019.

MATO GROSSO DO SUL. Programa Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (ProEEA/MS). IMASUL/WWF: Campo Grande. Disponível em: <http://www.imasul.ms.gov.br/wp-content/uploads/2018/09/PROGRAMA-ESTADUAL-DE-EDUCAC%CC%A7A%CC%83O-AMBIENTALMS-2018.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2019.

MATO GROSSO DO SUL. Resolução SED n. 3322, de 17 de setembro de 2017 que dispõe sobre a Educação Ambiental na rede estadual de ensino. Diário Oficial n. 9494 de 15 de setembro de 2017.

RAYMUNDO, M.H.A.; BRANCO, E.A.; BIASOLI, S. Indicadores de Políticas Públicas de Educação Ambiental: construção à luz do Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global e da Política Nacional de Educação Ambiental. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, número especial, p. 337-358, 2018.

RESENDE, l.S.; MAMEDE, S.B; BENITES, M. Programa de rádio Fala Cerrado como veículo de rede de educação e informação ambiental. São Paulo. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 1, n. 2, p.115-119, 2007.

SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; MENDONÇA, P.; FERRARO, L. Educação Ambiental como política pública: São Paulo. Educação e pesquisa, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.

SOUZA, P.R.; OLÍVIO, S. Poesia Animal. Campo Grande: UFMS, 2003. 150p.

WIZIACK, S.R.C., VARGAS, I.A., ZANON, A.M. Programa Escolas Sustentáveis: reflexões para a formação de educadores ambientais no Brasil. Anais eletrônicos. VII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental Rio Claro - SP, 07 a 10 de Julho de 2013 Realização: Unesp campus Rio Claro e campus Botucatu, USP Ribeirão Preto e UFSCar. Disponível em: <http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/pdfs/plenary/0136-1.pdf> Acesso em 07 ago 2019.

Publicado
2021-02-07
Como Citar
Mamede, S. B., Benites, M., Siqueira, J. F. R., & Campelo Junior, M. V. (2021). Educação Ambiental e os desafios para implementação de políticas públicas em Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 493-507. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10450
Seção
Artigos