Educação Ambiental e os desafios para implementação de políticas públicas em Mato Grosso do Sul

Autores

  • Simone Batista Mamede Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo
  • Maristela Benites Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • José Flávio Rodrigues Siqueira niversidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcos Vinícius Campelo Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10450

Palavras-chave:

Mato Grosso do Sul; Redes; Educadores Ambientais; Políticas Públicas

Resumo

O estado de Mato Grosso do Sul (MS) traz em sua história a ideia do desenvolvimentismo fundamentado pelo setor do agronegócio e pela política neoliberal estabelecida, causa de fortes embates com educadores ambientais no campo das políticas públicas socioambientais. Diante disso, o presente trabalho buscou apresentar o histórico e os principais desafios para implementação das políticas públicas em Educação Ambiental no estado de MS. Apresentamos eventos históricos da Educação Ambiental, publicações de livros de Educação Ambiental, redes de Educação Ambiental; Educação Ambiental no contexto escolar e os desafios para consolidação das políticas públicas de Educação Ambiental. Revelou-se que os educadores ambientais e suas redes tiveram e têm papel preponderante nas diversas atividades, ações e propostas educativas relacionadas às políticas públicas de MS para construção de uma sociedade mais justa, igualitária e de respeito ao ambiente.

Biografia do Autor

  • Simone Batista Mamede, Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo

    Bióloga, educadora ambiental, Especialista em Educação Ambiental e Ecoturismo pela UFLA, Mestre e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp).

  • Maristela Benites, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Pesquisadora em biodiversidade e Educadora Ambiental do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo. Doutoranda e pesquisadora em Ensino de Ciência na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

  • José Flávio Rodrigues Siqueira, niversidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS
    Especialista em Educação Ambiental pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial/SENAC
    Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS
    Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul /UFMS

  • Marcos Vinícius Campelo Junior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Geógrafo e doutorando em Ensino de Ciências (UFMS), professor/técnico da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul; Presidente da Comissão Estadual de Educação Ambiental de MS (SED/MS); Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MS); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - UFMS

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Publicado

07-02-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação Ambiental e os desafios para implementação de políticas públicas em Mato Grosso do Sul. (2021). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 493-507. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10450
Recibido 2020-03-20
Aprovado 2020-09-03
Publicado 2021-02-07