Desafios da Educação Ambiental no Ensino Superior Amazônico

Autores

  • Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana Universidade Federal do Pará
  • Marilena Loureiro da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13723

Palavras-chave:

Ensino Superior, Amazônia, Educação Ambiental

Resumo

A problemática socioambiental vigente contribui para fazer emergir diversas reflexões que colocam em destaque as formas de relações sociais e o meio ambiente. Este estudo tem por fim analisar o status da Educação Ambiental nos cursos de Graduação da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário Ananindeua, localizado na região amazônica paraense. Para tanto é realizada uma pesquisa teórica e documental, a partir das prescrições curriculares, projetos pedagógicos dos cursos e programas de disciplinas. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ocorrer interdisciplinarmente, para que haja uma aproximação entre questões ambientais, conteúdos técnicos acadêmicos e responsabilidade social.

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Biografia do Autor

Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2004) e em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2006). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente - NUMA (2008). Mestra em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará , Núcleo de meio Ambiente - NUMA (2017). Tem experiência na área da educação com o desenvolvimento de projetos socioambientais e com a educação regular no ensino infantil, fundamental e superior. Realiza pesquisas relacionadas a gestão de recursos naturais, a educação ambiental, a formação docente em educação ambiental, educação ambiental na universidade, escola e o meio ambiente. Membro da Rede Paraense de Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Supervisão, Administração Escolar, Educação Superior e Educação Ambiental. Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) Turma 2019. Atualmente atua como Técnica Administrativa, Nível Superior: área Pedagogia, na Universidade Federal do Pará.

Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutora em Educação Ambiental e Justiça Climática. GPEA/PPGE/ UFMT (2019 - 2020). Doutorado em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido - pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. NAEA (2005). Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA - UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). É Professora Associada I do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. NAEA - UFPA, onde coordena e é Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente - GEAM. É professora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido. PPGDSTU.NAEA/UFPA, e do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais - PROFCIAMB.UFPA. É Integrante da Rede de Pesquisa Internacional em Educação Ambiental e Justiça Climática. REAJA. É integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima-RIPEDRC. É representante do NAEA na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do estado do Pará. CIEA.PA. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu. PPLS.NAEA.UFPA. Foi Coordenadora Institucional do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica do Estado do Pará. Foi Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência/PIBID/UFPA entre 2010 e 2018. Coordenadora Institucional do Programa Laboratórios Interdisciplinares de Formação Docente da UFPA/LIFE/CAPES, de 2012 a 2014. Atua na área de Educação, Educação Ambiental, Emergências Climáticas e Justiça Ambiental, Gestão e Planejamento da Educação, Educação e Sustentabilidade Regional, Planejamento e Gestão para a Sustentabilidade. Foi Diretora de Projetos Educacionais da Pro-reitoria de Ensino de Graduação/PROEG/UFPA de agosto de 2009 a fevereiro de 2014.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Viana, J. M. M. R., & Silva, M. L. da . (2022). Desafios da Educação Ambiental no Ensino Superior Amazônico. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 451–464. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13723

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-04-18
Publicado: 2022-06-01

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