Challenges of Environmental Education in Amazonian Higher Education

Authors

  • Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana Universidade Federal do Pará
  • Marilena Loureiro da Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13723

Keywords:

University education, Amazon, Environmental education

Abstract

The current socio-environmental problem contributes to the emergence of several reflections that highlight the forms of social relations and the environment. This study aims to analyze the status of Environmental Education in undergraduate courses at the Federal University of Pará, University Campus Ananindeua, located in the Amazon region of Pará. To this end, a theoretical and documental research is carried out, based on the curricular prescriptions, pedagogical projects of the courses and subject programs. It is concluded that Environmental Education must occur in an interdisciplinary way, so that there is an approximation between environmental issues, academic technical content and social responsibility.

Author Biographies

  • Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana, Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2004) e em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2006). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente - NUMA (2008). Mestra em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará , Núcleo de meio Ambiente - NUMA (2017). Tem experiência na área da educação com o desenvolvimento de projetos socioambientais e com a educação regular no ensino infantil, fundamental e superior. Realiza pesquisas relacionadas a gestão de recursos naturais, a educação ambiental, a formação docente em educação ambiental, educação ambiental na universidade, escola e o meio ambiente. Membro da Rede Paraense de Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Supervisão, Administração Escolar, Educação Superior e Educação Ambiental. Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) Turma 2019. Atualmente atua como Técnica Administrativa, Nível Superior: área Pedagogia, na Universidade Federal do Pará.

  • Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará

    Pós-Doutora em Educação Ambiental e Justiça Climática. GPEA/PPGE/ UFMT (2019 - 2020). Doutorado em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido - pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. NAEA (2005). Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA - UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). É Professora Associada I do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. NAEA - UFPA, onde coordena e é Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente - GEAM. É professora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido. PPGDSTU.NAEA/UFPA, e do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais - PROFCIAMB.UFPA. É Integrante da Rede de Pesquisa Internacional em Educação Ambiental e Justiça Climática. REAJA. É integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima-RIPEDRC. É representante do NAEA na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do estado do Pará. CIEA.PA. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu. PPLS.NAEA.UFPA. Foi Coordenadora Institucional do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica do Estado do Pará. Foi Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência/PIBID/UFPA entre 2010 e 2018. Coordenadora Institucional do Programa Laboratórios Interdisciplinares de Formação Docente da UFPA/LIFE/CAPES, de 2012 a 2014. Atua na área de Educação, Educação Ambiental, Emergências Climáticas e Justiça Ambiental, Gestão e Planejamento da Educação, Educação e Sustentabilidade Regional, Planejamento e Gestão para a Sustentabilidade. Foi Diretora de Projetos Educacionais da Pro-reitoria de Ensino de Graduação/PROEG/UFPA de agosto de 2009 a fevereiro de 2014.

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Published

2022-06-01

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Artigos

How to Cite

VIANA, Janise Maria Monteiro Rodrigues; SILVA, Marilena Loureiro da. Challenges of Environmental Education in Amazonian Higher Education. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 451–464, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.13723. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13723. Acesso em: 5 dec. 2025.