A Educação Ambiental na legislação: análise histórica, lacunas e caminhos possíveis

Autores

  • Gabriela Dalzoto Mazzutti Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0003-4034-9752
  • Mariana Isabeli Valentim Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Danislei Bertoni Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) https://orcid.org/0000-0002-9591-1960
  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15597

Palavras-chave:

Educação Ambiental, sustentável, legislação, plano, política

Resumo

A Educação Ambiental (EA) tornou-se presente na discussão da sustentabilidade após a Conferência Mundial de Meio Ambiente Humano, em 1972. Neste período emergiam debates sobre as consequências que a preservação e a “preocupação excessiva” com o meio ambiente poderiam ocasionar na economia do país. Leis e diretrizes foram criadas objetivando difundir ideais de sustentabilidade e a inserção da EA em todos os níveis de ensino, todavia, a legislação não garante a prática e fiscalização. Norteando-se pelo princípio da EA como direito humano, a legislação municipal apresenta-se como uma alternativa que garante a implementação de políticas e mecanismos locais de gestão, assegurando efetividade de um direito contínuo e coletivo.

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Mazzutti, G. D., Valentim, M. I., Bertoni, D. ., & Antiqueira, L. M. O. R. (2024). A Educação Ambiental na legislação: análise histórica, lacunas e caminhos possíveis. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 119–129. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15597

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-09-04
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-04-01

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