Contribuições das expressões artísticas Kaingang para a Educação Ambiental

Autores

  • Natalie Alana Pedroso Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3765-6295
  • Lucila Kawana Nunes Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ariadne Dallacqua Ayres Universidade de São Paulo
  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15572

Palavras-chave:

Arte, indigenas, natureza, expressão cultural, grafismos

Resumo

Este trabalho apresenta a relevância da arte do povo indígena Kaingang para a etnoconservação, como forma de expressão cultural e preservação de valores, pois a visão deste povo indígena é de respeito e conexão do homem com o meio ambiente e com os outros seres vivos. Por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, busca-se contribuir com a discussão do tema, apresentando-se como produto educacional a proposta de um vídeo. Ao explorar as contribuições artísticas dos Kaingang, este material educacional não apenas apresenta aspectos da cultura indígena, mas também demonstra como a arte pode ser um veículo para expressar valores de conservação ambiental e a importância das tradições culturais.

Biografia do Autor

  • Natalie Alana Pedroso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_08.09.2016/art_231_.asp> Acesso em: 15 agosto de 2023.

DILL, F. M.; BUENO, A. P. Lugares do saber Kaingang: Cultura e Espaço Escolar. Caderno de Arquitetura e Urbanismo, v.26, n.39, p. 183-220, 2019.

EMILIANO, D. et al. Cultura Kaingang: saberes e identidades direcionados aos desafios contemporâneos da preservação e da Educação Ambiental. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 19, n.41, p. 203- 233, set./dez. 2018.

FRASSON, A. C.; JUNIOR, C. R. O. Licenciatura em Educação Física:métodos da pesquisa científica. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, Paraná, 2009.

GELL, A. ArtandAgency. An Anthropological Theory. Oxford: Clarendon Press, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º. ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2000.

LAGROU, E. Arte Indígena no Brasil:agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2009.

LAROQUE, L. F. S. et al. Direito de Visibilidade Social: Kaingang e Territorialidades no Vale do Taquari. Caderno Pedagógico. Lajeado, v. 11, n. 2, p. 73-85, 2014.

LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. 8º. ed. Campinas: Papirus, 1989.

MARTINS, G. A., BRANDO, Fernanda R. Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade: uma atividade didática de tomada de decisões. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 5, p. 61-80, 2023.

MATTAR, J. YouTube na educação: o uso de vídeos em EaD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.

NASCIMENTO, D. A Resiliência do sistema agrícola tradicional Kaingang frente ao avanço do agronegócio: o caso da Terra Indígena Nonoai-RS. 2017. (Dissertação de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável), Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2017.

PARELLADA, C. I. Arte rupestre no Paraná. Revista Científica/FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-25, 2009.

RIBEIRO, M. M. Grafismo indígena. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

ROOS, A., BECKER, E. L. S. Educação Ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, p. 857-866, 2012.

SANTOS, T. Arte, identidade e transformações na cestaria Kaingang da terra indígena Ivaí no contexto de fricção interétnica. 2018. 239 f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2018.

SANTOS, T. et al. A retomada de processos de tingimento natural na cestaria Kaingang na ASSINDI-Maringá. Anais do 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, p. 1-6, Florianópolis, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199157> Acesso em: 15 agosto de 2023.

SOARES, O. O. Educomunicação e educação midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & educação, v. 19, n. 2, 2014.

VARGAS, A. et al. Promídia: produção de vídeos digitais no contexto educacional. RENOTE, v. 5, n. 2, 2007.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEDROSO, Natalie Alana; FERREIRA, Lucila Kawana Nunes; AYRES, Ariadne Dallacqua; ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter. Contribuições das expressões artísticas Kaingang para a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 1, p. 26–38, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.15572. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15572. Acesso em: 14 nov. 2025.
Recebido 2023-08-25
Aprovado 2023-11-16
Publicado 2024-02-01