Revisão analítica dos desafios da Educação Ambiental no âmbito escolar em documentos oficiais e artigos relacionados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12053

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Ensino; Transversal

Resumo

O presente artigo aborda os desafios para a práxis pedagógica da Educação Ambiental, e destaca a discussão em volta da EA não ser uma disciplina específica, dada a sua importância como agente transformador, pois ela compõe o grupo dos temas transversais conforme os PCNs. Com isso, é necessário superar os desafios que a prática da EA apresenta, buscando por caminhos teórico-metodológicos que promovam uma prática que envolva todo o caráter da EA por meio de metodologias que desencadeiam uma postura interdisciplinar, crítica, reflexiva, participativa, transversal e emancipatória como afirma: REIGOTA (1994), SATO (2002), SAUVÉ (2005), e DIMAS (2021) e em documento oficiais como a BNCC, os PCN, as DCN e a PNEA.

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Biografia do Autor

Maria Betânia da Silva Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda no curso de Ciências Naturais/Química pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA.

Vilma Bragas de Oliveira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Carvalho, M. B. da S., & Oliveira, V. B. de. (2021). Revisão analítica dos desafios da Educação Ambiental no âmbito escolar em documentos oficiais e artigos relacionados. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(6), 448–465. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12053

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2021-04-25
Aceito em 2021-10-08
Publicado em 2021-12-01