Historical analysis of Environmental Education in the municipal public school system in Rio de Janeiro (Brazil): reflections on transversal and interdisciplinary work

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12280

Keywords:

environmental crisis, history of environmental education, interdisciplinarity and changing values

Abstract

The seriousness of the global environmental crisis has been shown to be on an increasing scale. Thus, Environmental Education (EE) presents itself in a relevant way in the formation of the ecological subject. The objective of this work is to identify elements of the history of EE of the Public Network of the Municipality of Rio de Janeiro that contributed to a transversal and interdisciplinary work. The research methodology consists of a bibliographic review and a historical survey about the EE developed at the Municipal Department of Education, through document analysis, semi-structured interview and a semi-open questionnaire to teachers. It was found elements that collaborated for the construction of projects in schools in a transversal and interdisciplinary way.

Author Biographies

  • Adriane Catunda Timbó Muniz, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, em 1992, pós graduada em Planejamento e Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes, em 2004, apresentando a Monografia “Análise das Atividades Aplicadas à Educação Ambiental Formal: um estudo de caso na Escola Municipal Presidente João Goulart e Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida, no ano de 2020, defendendo a dissertação “Análise Histórica da Educação Ambiental da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro: Reflexões sobre o trabalho transversal e Interdisciplinar.

                Professora da Rede Pública Municipal de Ensino do Município do Rio de Janeiro, desde 1989, sendo regente até 2009, atuou na área de Educação Ambiental desde 1992, participando de cursos e capacitações na área, com realização de projetos nas escolas em que lecionou, como o Projeto “Salubrizar para Melhor Viver”, desenvolvido na Escola Municipal Estados Unidos (1ª Coordenadoria de Educação), no ano de 1992, quando foi apresentado no Fórum Global da RIO 92, no Parque do Flamengo, concomitante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, nos dias 6 e 7 de junho de 1992. Em 2003 desenvolveu o projeto “Mudança de Hábitos, na Escola Municipal Presidente João Goulart (2ª Coordenadoria de Educação). Como Coordenadora Pedagógica, desenvolveu o Projeto “Sustentabilidade – Quem Ama Cuida”, no ano de 2009, na Escola Municipal Rodrigo Mello Franco de Andrade (2ª Coordenadoria de Educação). Atualmente atua na Gerência de Desenvolvimento e Treinamento Técnico-administrativo/SME, como elemento de equipe.

  • Cecília Bueno, Universidade Veiga de Almeida

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora titular da graduação e permanente do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida, coordena a CPA Tijuca e faz parte da comissão científica. No Museu Nacional é pesquisadora colaboradora. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Estradas, atuando principalmente nos seguintes temas: atropelamento de animais silvestres, ecologia de estradas, biologia e ecologia de mamíferos silvestres, educação ambiental, planejamento e gestão ambiental.

  • Daniel Fonseca de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

    Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciência Ambiental - Universidade de South Bank - Londres (2000) e Doutorado em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da USP/SP (2013). É Professor Adjunto no Departamento de Ciências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atua na graduação, no Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação (na linha de pesquisa de Gestão de Áreas Protegidas) e no Mestrado Acadêmico em Educação (Linha de pesquisa: Práticas educativas, linguagens e tecnologias). É Coordenador da LAPEar, o Laboratório de Pesquisas e Ações em Pesquisas de Educação Ambiental, onde atua com políticas públicas de educação ambiental e com a formação de educadores ambientais.

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Published

2022-06-01

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Artigos

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MUNIZ, Adriane Catunda Timbó; BUENO, Cecília; ANDRADE, Daniel Fonseca de. Historical analysis of Environmental Education in the municipal public school system in Rio de Janeiro (Brazil): reflections on transversal and interdisciplinary work. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 208–229, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12280. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12280. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2021-06-12
Accepted 2022-03-22
Published 2022-06-01