v. 3 n. 2 (2023): Historiografia e Fontes para a História da Arte no Brasil

					Visualizar v. 3 n. 2 (2023): Historiografia e Fontes para a História da Arte no Brasil

Imagem: Revista de História da Arte, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, com a presente edição tem a honra de tornar público o seu terceiro volume. Com contribuições extremamente importantes, o Dossiê “Historiografia e Fontes para a História da Arte no Brasil” é organizado por Elaine Dias, Manoela Rufinoni, Leticia Squeff e André Tavares, Professores do Departamento de História da Arte da UNIFESP e integrantes do Grupo de Pesquisa CNPq HARPA – História da Arte, Arquitetura e Patrimônio no Brasil e nas Américas. O volume é completado pela seção “Artigos”, que traz nove estimulantes reflexões desenvolvidas por pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras, sobre história e historiografia da arte, além de estudo que coloca no centro da argumentação a temática literária. Reiterando a honra com que Imagem: Revista de História da Arte abre seu terceiro volume, desejamos a todas e todos uma excelente leitura!

Publicado: 2024-01-30

Expediente

  • EXP Expediente

    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16207

Editorial

  • EDI Editorial

    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16206

Dossiê Temático

  • DOS Apresentação: Dossiê Historiografia e Fontes para a História da Arte no Brasil

    Elaine Dias, André Tavares, Manoela Rufinoni, Leticia Squeff
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16209
  • DOS A Fantasia como Experimentação Arquitetônica na Primeira Obra de G. B. Piranesi

    Angela Rosch Rodrigues
    19 - 41
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16215
  • DOS Inícios de A Arte Brasileira, de Gonzaga Duque, em Guanabara

    Paula Ferreira Vermeersch
    42 - 53
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16217
  • DOS Um Grande Negócio: Três Pinturas de Emilio Rouède em Troca de Uma Cidade

    Rodrigo Vivas
    54 - 91
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16218
  • DOS Hanna Levy e os Velhos Santos

    Daniela Pinheiro Machado Kern
    92 - 101
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16220
  • DOS Mulheres e Modernidade: Resgate Projetual de Arquitetas em Recife, nos Anos 1950

    Alcília Afonso de Albuquerque Melo
    102 - 119
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16221
  • DOS História Digital da Arte: Um Panorama das Investigações Recentes

    Arthur Valle
    120 - 153
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16223

Artigos

  • ART A Tragédia no Olhar: Notas Sobre o Símbolo

    Claudio R.O Cavargere
    155 - 170
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16227
  • ART Circulação do Discurso Ilustrado Espanhol sobre Imagens Religiosas Indignas ou Grotescas. O Caso Chileno

    Fernando Guzmán, Susana Gazmuir
    171 - 195
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16241
  • ART De Darwin, por Carlyle, até à Ninfa

    Isabela Gaglianone
    196 - 220
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16252
  • ART Gurufim para História da Arte. Sobre Regimes Historiográficos e Experiências do Morrer

    Antônio Barros
    221 - 254
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16253
  • ART Iconografias e Eugenia: Reflexões Sobre a Estética dos Circos de Horrores na Belle Époque

    Márcia Barros Valdívia
    255 - 286
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16255
  • ART O Fio Vermelho que une Lenu e Lila: A Amizade na Tetralogia Napolitana, de Elena Ferrante

    Ana Lectícia Angelotti
    287 - 315
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16259
  • ART O Legado da Arte Escultórica Makonde Moçambicana na Contemporaneidade Artística de Reinata Sadimba

    Evelyn Magalhães de Oliveira
    316 - 347
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16260
  • ART Provincializar a Bildung, Assombrar a História

    Maya Moldes
    348 - 363
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16262
  • ART Trivialização do Pathos: Sobre as Recentes Ruínas de Carne de Adriana Varejão

    Adriel Dalmolin Zortéa
    364 - 391
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16264

Edição Completa

  • EDC Edição Completa

    Cássio da Silva Fernandes
    01 - 391
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16265