Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO

1. Imagem: Revista de História da Arte utiliza como padrão de formatação de textos a American Psychological Association (APA). 
2. Poderão ser submetidos textos integrais nos seguintes idiomas: português, espanhol,
francês, inglês e italiano. Independentemente do idioma, o texto submetido deverá também
conter resumo e palavras-chave também em inglês.
3. Os artigos devem ser submetidos em formato MS Word (.doc) ou OpenOffice:
4. No cabeçalho do texto:
a) Título com a respectiva versão em inglês – fonte tamanho 14 e em negrito;
b) Resumo com a respectiva versão em inglês (abstract), de no máximo 300 palavras que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto – tamanho 12;
5. Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 5, que identifique o conteúdo do texto, com a respectiva versão em inglês (keywords), separadas por “;” - tamanho 12;
6. Autoria: todas as informações de cadastro como autoria, instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e 
Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação), e bolsa/incentivo devem ser informadas – em específico no momento da submissão via OJS;
7. Margens: superior e esquerda, 3 cm. Inferior e direta, 2 cm;
8. Fonte: para o texto utilizar Times New Roman, corpo 12 e paras notas de rodapé deverá utilizar tamanho 10.
9. Parágrafos, Espaçamentos e Alinhamentos: para o texto, deve-se iniciar com recuo na primeira linha em 1,25 cm, com alinhamento justificado, e espaçamento 1,5 (usado também no Resumo e Abstract). Para os títulos, o espaçamento deve ser simples com 12 pt. antes e depois sem o recuo na primeira linha. Para isso, vá a Parágrafo – Espaçamento, e inclua 1pt. antes e 12 pt. depois.
10. Citações: no caso de citação direta acima de 40 palavras, deve-se ir para uma nova linha, com recuo de 1,25 (e mantê-lo até o final da citação) com espaçamento simples e fonte 12.
a) As Normas da APA empregam o sistema autor-data para as citações, ou seja, sobrenome do autor, vírgula e o ano de publicação.
b) A numeração da página só é colocada quando há uma citação direta. Nesse caso, usa-se o sobrenome do autor citado, vírgula, ano, vírgula seguido de “p.” e o número da página.
c) Com relação aos sobrenomes, há algumas especificidades, por exemplo, não se usa o sufixo Jr. Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas em corpo 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 2 cm. As omissões de trechos da citação podem ser marcadas por reticências entre parênteses;
d) A vírgula é usada para separar o sobrenome do nome do autor, tanto na citação no corpo do texto, quanto nas referências. Exemplo:

11. Lista de referências: Todas as referências bibliográficas devem ser incluídas ao final do arquivo sob a chancela “Referências”. E referências adicionais e imprescindíveis, que porventura não tenham sido citadas ao longo do texto, devem ser incluídas ao final do arquivo sob a chancela “Bibliografia complementar”. Para ambos os casos deve-se utilizar a fonte12 com espaçamento simples entre as linhas da referência. Entre uma referência e outra, deixamos 12 pt de espaço. Além do espaçamento, há o deslocamento em cada referência. Na segunda linha da referência em diante, faz-se o recuo de 0,75. As referências devem ter uma ordenação alfabética ascendente. Na ordenação alfabética, os artigos (definidos e indefinidos) são desprezados. A ordem alfabética é feita pelo sobrenome do primeiro autor seguido pelas iniciais dos primeiros nomes. Na ordenação de vários trabalhos com o mesmo primeiro autor ou com os mesmos autores na mesma ordem, são ordenadas pelo ano de publicação. Exemplo:

12. Notas de rodapé - somente explicativas - devem ser indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente;
13. Paginação: incluir o número de páginas (todas são numeradas em algarismos arábicos) no canto superior direito.
14. Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico;
15. Imagens e Figuras: em tamanho 11 cada figura deverá ter um título inserido abaixo da palavra “Figura” - com a inicial maiúscula e em negrito) e numerada com números arábicos de forma sequencial. Exemplo: Figura 1, Figura 2, Figura 3, etc. Na linha abaixo ocorre o título da figura em itálico, sem bold e em tamanho 11. Abaixo da figura/imagem são apresentados em "Nota" informações adicionais sobre a figura (ex.: fonte, unidades de medida, abreviaturas e símbolos utilizados). É necessário sempre indicar a fonte quando a figura for extraída de outra obra (se do próprio autor não é preciso indicação). As legendas devem seguir o seguinte padrão: autor, Título em itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, localização (nome de museu,
coleção etc., se houver), cidade (se houver) e fonte. Exemplo:

Dossiê Temático

Para cada edição da Imagem: Revista de História da Arte, poderá ser elaborado um dossiê, composto por artigos que podem ser relacionados a um tema predeterminado, coordenado ou não por um pesquisador responsável. Os artigos do dossiê devem respeitar as mesmas diretrizes do item “artigo”. Cada dossiê pode conter no mínimo 3 artigos e conter um texto de apresentação nas mesmas diretrizes de um artigo.

Artigos

– Imagem: Revista de História da Arte recebe a submissão de artigos em fluxo contínuo;

– Os artigos enviados para publicação devem ser originais inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional; 

– Os textos submetidos são avaliados inicialmente pelos Editores, que analisam sua adequação às diretrizes de submissão, ao escopo da revista e aos critérios de avaliação adotados. A equipe editorial de Imagem se reserva o direito de recusar artigos que não correspondam aos critérios qualitativos adotados ou que não contemplem as diretrizes editoriais do periódico.

- Artigos aprovados nessa primeira etapa são em seguida submetidos aos pareceristas ad hoc (em sistema de avaliação duplo-cega por pares), que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor;

– No caso de artigos com múltipla autoria, poderão ser listados como coautores apenas aqueles que desempenharam todas as seguintes funções: contribuição substancial para a concepção ou elaboração do artigo, escrita do rascunho inicial ou revisão de conteúdo da versão final e aprovação da versão submetida. Todos os coautores assumem a responsabilidade pelos dados e pelas informações do artigo. Orientadores e orientadoras, quando não cumprirem as funções acima delimitadas, não devem ser listados como coautores;

– Submissões múltiplas de um mesmo autor ou de um mesmo artigo não serão encaminhadas para avaliação, cabendo ao autor a responsabilidade de garantir que haja apenas uma submissão vigente no sistema por vez; 

­­– Caso o parecerista recomende que o artigo seja adequado e reapresentado à revista, o autor deverá providenciar os ajustes necessários e submeter o texto novamente no prazo de 3 (três) meses a partir da data de recebimento da decisão. Submissões que ultrapassarem esse período serão canceladas;  

–  O autor deverá aguardar o período de 1 (um) ano, a partir da data da publicação de um artigo, para enviar nova submissão. Textos apresentados antes desse período não serão considerados para avaliação. Esta cláusula também é válida nos casos em que um dos coautores tenha publicado há menos de 1 (um) ano em Imagem

­– Espera-se que autores que tiveram seus trabalhos publicados em Imagem: Revista de História da Arte contribuam periodicamente com a realização de pareceres. O periódico se reserva o direito de não encaminhar para avaliação artigos de pesquisadores que tenham recusado de forma reiterada as solicitações para emissão de parecer; 

Textos de Artistas

Esta seção é dedicada à escrita experimental de artistas brasileiros e internacionais. Os textos devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título; resumo e palavras-chave também em inglês seguido o formato do “artigo”.

Resenhas de Publicações

As resenhas devem abordar publicações nacionais e estrangeiras lançadas nos últimos 24 meses. Devem ter até 3.200 palavras, apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página da publicação base resenhada. Excetuando o exposto, as resenhas seguem as normas dos artigos, devendo, portanto, apresentar resumo, palavras-chave e a versão do título também em inglês.

Resenhas de Exposições

As resenhas de exposições devem abordar exposições nacionais ou internacionais ocorridas nos últimos 24 meses. Devem ter até 3.000 palavras, apresentar o título, a ficha técnica, local e instituição de realização. Em caso de exposição virtual, citar endereço/link, data e horário de acesso. Salienta-se o cuidado na citação de obras de arte

Entrevistas

As entrevistas devem obedecer à forma “pergunta-resposta” e ter no máximo 7.000 palavras. Devem apresentar título; resumo e palavras-chave e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

Traduções e Documentos

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido e devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto e fonte. Além disso, as traduções ou documentos podem conter apresentação pelo tradutor ou divulgador com, no máximo, 2.000 palavras.

Galeria

Trata-se de um espaço especial para explorar, relacionar, comentar, explicar imagens apresentadas pelos autores. Serão aceitos trabalhos para esta seção com no máximo 5.000 palavras. As imagens incluídas não deverão passar de 8 (oito) - preferencialmente coloridas, com resolução de 300 dpi, salvas em jpeg ou tiff (imagem vertical: 24 x 18 cm; imagem horizontal: 24 x 36 cm).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.