Politica Editorial

1. POLÍTICA DE ACESSO ABERTO 

Imagem: Revista de História da Arte adota a política de acesso aberto (open access), garantindo acesso livre, imediato e gratuito a todo o seu conteúdo. A revista segue o princípio de que tornar o conhecimento científico publicamente disponível sem restrições promove a democratização universal do saber, assegurando ao mesmo tempo o devido reconhecimento da autoria e das fontes utilizadas.

2. POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA ÉTICA NA PUBLICAÇÃO ACADÊMICA

Imagem: Revista de História da Arte adota as diretrizes do Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações - COPE), do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), esta em consonância com as principais recomendações nacionais e internacionais referentes a boas práticas de pesquisa (COPE – Committee on Publication Ethics, Escritório de Integridade da UNIFESP) e do Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica, do SciELO, como referência para a implementação de boas práticas científicas em todas as etapas de trabalho, desde a submissão de textos até sua publicação. 

O corpo editorial de Imagem: Revista de História da Arte é comprometido em identificar e impedir a publicação de artigos em que sejam verificáveis a ocorrência de má conduta de pesquisa ou violações éticas, especialmente os casos de plágio, manipulação de citações, falsificação/fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, veiculação de opiniões discriminatórias, entre outros.

Casos dessa natureza que chegarem ao conhecimento dos Editores serão analisados individualmente. Quando práticas de má conduta forem identificadas em artigos já publicados por Imagem: Revista de História da Arte, e quando houver provas concretas de sua ocorrência, a revista se encarregará de disponibilizar em seu site uma nota de retratação, correção ou expressão de preocupação, comunicando claramente os motivos que a justificam, conforme as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE). 

3. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. Imagem: Revista de História da Arte não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo Atribuição – Uso Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0):

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra, além de fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.

Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra, além de fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.

Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.

4. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros

5. TAXAS DE PUBLICAÇÃO

Imagem: Revista de História da Arte não cobra quaisquer taxas para submissão, avaliação, processamento ou publicação de artigos. A publicação é totalmente gratuita para os autores.

6. PRESERVAÇÃO DIGITAL

Imagem: Revista de História da Arte utiliza o serviço de preservação digital PKP Preservation Network (PKP PN) para garantir o arquivamento e acesso de longo prazo ao conteúdo publicado.

7. POLÍTICA DE DEPÓSITO EM REPOSITÓRIOS

Imagem: Revista de História da Arte permite que os autores depositem versões dos seus trabalhos (preprint, versão aceita e versão publicada) em repositórios institucionais ou temáticos, a qualquer momento, com a devida citação da publicação original.