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DOSSIER TACWARA - Relações artísticas e artístico-culturais entre O Reino Unido e o Brasil

Desde 2016, o TACWARA – projeto dedicado ao estudo das relações entre Brasil e Reino Unido vem sendo estruturado junto ao PPGHA com a finalidade de identificar pontos de contato cultural e diálogos artísticos e visuais entre estes dois polos de geografia artística. Neste momento, propomos a elaboração de um dossier dedicado exclusivamente ao mapeamento destas relações em seu sentido mais amplo. Estendendo-se por 5 séculos, o dossier receberá artigos que podem abordar temas que vão do século XVII ao século XXI, desde que ressaltem ou apresentem de modo evidente os diálogos culturais entre os dois agentes e que se fundamentem em algum tipo de produção visual ou que superponha elementos literários, críticos ou musicais aos fenômenos propriamente associados às artes visuais. Excepcionalmente, podemos incluir textos que abranjam o tema da produção de artistas do Reino Unido em Portugal dos anos 1780 – 1820, bem como aqueles em circulação pela América do Sul até a metade do século XIX. A vasta literatura de viagens, os relatos diplomáticos, os registros em tempo de guerra ou de caráter militar, tudo interessa a nosso dossier, desde que abordado sob o ponto de vista da produção de indícios ou registros visuais. Assim também a paisagem a retratística ou as artes gráficas de modo geral que tenham tornado material estas interações.

Interessa-nos os intercâmbios que se acentuam ao longo do século XIX, seja os materializados pelos artistas profissionais ou amadores em trânsito entre o Reino Unido e o Brasil, sejam aqueles vinculados às expedições científicas ou desenhistas de formação não-canônica – turistas que tenham deixado registros de sua estadia brasileira, registros informais ou notações em logbooks etc. -  ou ainda os registros produzidos em algum âmbito de institucionalidade ou proximidade às estruturas de governo e poder brasileiros, como os legados por Maria Graham ou Henry Chamberlain. Textos dedicados aos estudos botânicos podem constituir um campo à parte neste dossier, particularmente os que destacam o papel das mulheres neste campo de produção visual, sejam os que se dediquem a Marianne North no século XIX ou, mesmo, Margaret Mee, no século XX. As relações entre a história do paisagismo brasileiro e instituições britânicas como os Kew Gardens ou a experiência do desenho de paisagem do Reino Unido são igualmente bem-vindos. Destacamos as contribuições de artistas britânicos na criação de registros visuais topográficos, mapeamentos ou representações das atividades de mineração ou outras atividades industriais em território brasileiro.

Acolhemos, também, artigos sobre os intercâmbios ou interações artístico-cuturais mais recentes – dos anos 1960 em diante - sejam os dedicados às representações artísticas nacionais em um sentido ou em outro do fluxo, seja nas Bienais e outras exposições ou em mostras individuais de artistas britânicos no Brasil e brasileiros no Reino Unido. Do mesmo modo,  são bem-vindos textos sobre artistas ou críticas/os de arte e cultura brasileiros em exílio, de passagem ou estabelecidos por longos períodos no Reino Unido, como no caso, por exemplo, de Torquato Neto, Hélio Oiticica ou Antônio Peticov. Coleções que incluam arte brasileira no Reino Unido ou Arte do Reino Unido no Brasil são outros temas que podem ser abordados nos artigos propostos. Os eventuais contatos entre as artes populares no  Reino Unido e no Brasil, fenômenos não canônicos que tenham tido impacto em um sentido ou em outro podem ser igualmente enviados. Por fim, abrimos também este dossier às análises sobre como o debate artístico entre Brasil e Reino Unido pode beneficiar-se das renovações metodológicas e novas abordagens aos fenômenos visuais e de que modo estas inovações têm se consolidado de parte a parte. Esperamos, assim, criar uma rede de discussões e agentes dedicados a esta longa e peculiar relação cultural e aproximar pesquisadoras e pesquisadores que se interessem pelo tema.

Além das relações acima descritas, que guardam maior proximidade com o Brasil, o dossier abre-se também a temas similares verificáveis na América do Sul ou que testemunhem relações triangulares entre o Reino Unido e outros países da região. As contribuições serão acolhidas e avaliadas por nossa comissão editorial.

Contato do Prof. Dr. André Tavares - Organizador do Dossiê para a Edição 5 da Imagem: Revista de História da Arte: andre.tavares@unifesp.br