Linha Editorial

Imagem: Revista de História da Arte tem como escopo o campo da história da arte e sua interface com a grande área das humanidades, na busca pela compreensão das linguagens que estruturam a construção dos objetos incluídos na categoria de arte ao longo do tempo. Visa a análise e interpretação desses objetos, tanto em suas expressões recentes como nas mais recuadas no tempo, identificando fluxos, recorrências formais, contrastes e articulando-os através de discursos coerentes. É também objetivo da revista compreender novas abordagens e produzir um balanço crítico das mesmas.

Imagem vem corroborar com a discussão ao redor da recepção e interpretação de produção artística e teórica não vinculada à matriz ocidental, por meio da ampliação em direção a pesquisas sobre as artes indígenas e temas relacionados à produção de matriz africana, asiática, à arte do Islã, seja em interface com a abordagem proposta pela Antropologia e demais Ciências Sociais ou em discussões específicas ao redor dos limites do modelo ocidental, em particular no caso da América Latina, apresentando o processo de escrita da História da Arte como um campo em constante movimento e ampliação.

Também é escopo da revista estudos sobre a imagem em sentido amplo, seja em seu aspecto mais especificamente teórico, no interesse sobre a produção visual não artística ou da ampliação dos limites tradicionais do material visual a ser considerado pela História da Arte, além do debate sobre os meios de produção e reprodução da imagem, entre a fotografia, o cinema e a produção digital contemporânea. Os diversos aspectos políticos das artes e da imagem, seus usos e os discursos associados a elas são aqui amplamente discutidos.