v. 1 n. 1 (2022): Imagem: Revista de História da Arte

Capa da primeira edição da Imagem: Revista da Arte

Volume especial de lançamento da Imagem: Revista de História da Arte, periódico internacional sediado no Programa de Pós-Graduação em História da Arte - PPGHA, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFCLH da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.  Desde sua criação, o PPGHA tem firmado seus propósitos de inserção institucional e impacto local, regional, nacional e internacional, promovendo e articulando eventos, projetos e parcerias com instituições em nosso país e no exterior. Imagem, vem consolidar seu papel internacional de promoção da História da Arte e áreas correlatas de forma plural, horizontalizada e orgânica.

Publicado: 2022-08-16

Editorial

  • EXP: EXPEDIENTE

  • EDT: AGRADECIMENTO

  • EDT: APRESENTAÇÃO DA REVISTA

    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14208

Dossiê Temático

  • DOS: APRESENTAÇÃO: HISTÓRIA DA ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE

    Cássio da Silva Fernandes, José Geraldo Costa Grillo
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14210
  • DOS: PER ASPERA AD ASTRA: OS PRIMEIROS SELOS AÉREOS BRASILEIROS SOB UM OLHAR WARBURGUIANO

    Vera Pugliese
    33 - 77
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14159
  • DOS: NÃO ESTAMOS UNIDOS PELO ENTUSIASMO, MAS POR NECESSIDADE. INTERDISCIPLINARIDADE A LONGO PRAZO

    Nicolás Kwiatkowski
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14162
  • DOS: UMA NOTA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O GERAL E O PARTICULAR NA HISTÓRIA DA ARTE

    Luiz César de Sá
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14163
  • DOS: DAS MUITAS VIDAS DO PASSADO – NACHLEBEN, HISTÓRIA E TEMPORALIDADE EM ABY WARBURG

    Naiara Damas
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14164
  • DOS: A MARGEM: A ICONOLOGIA COMO MÁQUINA DE GUERRA

    Hernán Ulm, Bruno Juliano
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14171
  • DOS: DE CICLOS DE VIDA A ITINERÁRIOS: AS VASILHAS CILÍNDRICAS TRÍPODES DE KAMINALJUYU, GUATEMALA

    Fernando Pesce, Pedro Paulo Funari
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14172
  • DOS: OS LABIRINTOS DA ARTE DE NARRAR: HISTÓRIA DA ARTE E LITERATURA

    Yvone Dias Avelino
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14173

Artigos

  • ART: NOTAS SOBRE O SANGUE DE CRISTO EM PAINÉIS DEVOCIONAIS DO ÚLTIMO JULGAMENTO

    Tamara Quírico
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14177
  • ART: BERNINI E A CRÍTICA DE ARTE: ENTRE O DIÁRIO DE PAUL FRÉART DE CHANTELOU E AS BIOGRAFIAS DE FILIPPO BALDINUCCI E DOMENICO BERNINI

    Alexandre Ragazzi
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14178
  • ART: GUTIERREZ DE LOS RIOS E O ELOGIO DA PINTURA DE PHILIPE NUNES

    Raquel Quinet Pifano
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14179
  • ART: GRAVURAS DE GUADALUPAN NO ANTIGO LIVRO MEXICANO. COMENTÁRIOS SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS E USOS EDITORIAIS

    Marina Garone Gravier
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14180
  • ART: DESCENTRAMENTOS BARROCOS

    Rosana Pereira de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14182
  • ART: HOMENS DE PRETO: INDUMENTÁRIA E IDENTIDADE NAS REPRESENTAÇÕES ENTRE OS SÉCULOS XVII E XIX

    Márcio Páscoa
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14191
  • ART: "JULGAR PELAS CÓPIAS”: O CONHECIMENTO E A CIRCULAÇÃO DA PINTURA EUROPEIA NO CHILE

    Marcela Drien
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14192
  • ART: THEO VAN GOGH COMO MARCHAND DE IMPRESSIONISTAS

    Felipe Sevilhano Martinez
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14193
  • ART: VAN GOGH, WARBURG E O INESQUECÍVEL

    Tiago Macini
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14197
  • ART: EPIGRAMA VISUAL DE UMA NARRATIVA LÍRICA: PERI E CECI DE DOMENICO DE ANGELIS

    Luciane Viana Barros Páscoa
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14205
  • ART: REVENDO IMAGENS DA CERÂMICA AFRICANA – A HISTÓRIA DA CERÂMICA NA ARTE BRASILEIRA

    Priscila Leonel
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14217
  • ART: ANIKI-BÓBÓ E VÍTIMAS DA TORMENTA: A TESSITURA DA NULIFICAÇÃO REPRESENTADA EM IMAGENS

    Frederico Osanan Amorim Lima
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14218
  • ART: SOBRE O CONCEITO DE TEATRALIDADE OBSCURA (T) NAS ARTES VISUAIS

    Jorge Luiz Dutra Soledar
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14219

Resenhas de Exposições

  • REX: FAZ ESCURO MAS EU CANTO / RESENHA DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO

    Laura Escorel de Moraes
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14221

Traduções e Documentos

  • TRA: REGNANS IN EXCELSIS – BULA DE EXCOMUNHÃO DE ELIZABETH I – 1569

    Ettore Quaranta; Lucas Olles
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14223
  • TRA: CARTA DE LEON BATTISTA ALBERTI A MATTEO DE’ PASTI, 18 DE NOVEMBRO DE 1454

    Patricia D. Meneses
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14224