Educação Ambiental no plantio de árvore no recinto da Universidade Save-Moçambique

Autores

  • Munossiua Efremo Macorreia Universidade Save / Universidade Internacional Iberoamericano.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15790

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Plantio de Árvore, Percepção

Resumo

Este estudo, teve como objetivo despertar os estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Save, a necessidade do plantio de plantas frutíferas no recinto da Universidade Save, desenvolvendo uma série de atividades, através de aulas práticas. O estudo, foi realizado a partir da pesquisa descritiva, exploratória de natureza qualitativa e quantitativa, usando a entrevista semidireta. As atividades, foram desenvolvidas nos espaços vazios da Universidade Save, conscientizando os estudantes a necessidade de buscarem ações de cidadania ao mesmo tempo preservando o meio ambiente em que vivem além do espaço Universitário. No decurso de plantio, despertou aos estudantes o gosto,  responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. Desta forma, percebe-se que existem a necessidade urgente da inclusão dos conteúdos que abordam o plantio de árvores nos programas curriculares que subsidiam a prática pedagógica, transformando o comportamento do educado com a natureza, sendo esta trabalhada de forma contínua e permanente. Assim, foi possível conhecer suas preferências por frutas e a percepção sobre o meio ambiente escolar. Foram plantadas: uma Ralanjeira (Citrus sinensis), um Limoeiro (Citrus limon), duas plantas de abacateiro  (Persea americana da Lauraceae), uma goiabeira (Psidium guajava) e uma mangueira  (Mangifera).

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Publicado

01-02-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MACORREIA, Munossiua Efremo. Educação Ambiental no plantio de árvore no recinto da Universidade Save-Moçambique. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 1, p. 336–345, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.15790. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15790. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recibido 2023-10-11
Aprovado 2023-12-03
Publicado 2024-02-01