O tema da água na sala de aula: investigação de pesquisas acerca de metodologias de ensino

Autores

  • Emilyn Paro Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - ESALQ-USP
  • Elaine Cristina Oliveira Amorim Teixeira E.E. Maria Carolina Casini Cardim

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16178

Palavras-chave:

Água, Metodologia, Docente, Ensino

Resumo

A água é crucial para a vida, e a discussão sobre sua escassez na sala de aula é vital para a formação cidadã. Este estudo analisou publicações acadêmicas sobre a abordagem do tema água na escola nos últimos 20 anos. Dos 126 artigos levantados, apenas 14 investigaram métodos de ensino, revelando uma lacuna na pesquisa. A maioria dos artigos prioriza atividades práticas, como experimentos, jogos e oficinas, focando na "importância da água". Embora não se possa afirmar a escassez de abordagens diferenciadas, observa-se uma carência de estudos nessa perspectiva. É crucial promover mais pesquisas no ensino-aprendizagem, colaborando com a concepção dos professores para aprimorar a educação no Brasil.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Paro, E., & Teixeira, E. C. O. A. (2024). O tema da água na sala de aula: investigação de pesquisas acerca de metodologias de ensino. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 437–454. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16178

Edição

Seção

Artigos em Anais de Evento
Recebido: 2024-01-22
Publicado: 2024-02-01

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