Agenda ambiental da administração pública: A3P como instrumento de Educação Ambiental no Instituto Federal do Amazonas

Autores

  • Valdiney Ferreira de Almeida Instituto Federal do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão Universidade Federal do Amazonas - UFAM/Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Marcelo Limont Universidade Positivo - UP/Paraná https://orcid.org/0000-0002-3400-9738
  • Artemízia Rodrigues Sabino Universidade do Estado do Amazonas - UEA https://orcid.org/0000-0002-8107-1032
  • Elisângela Karine Martins Universidade Positivo - UP/Paraná
  • Graciele Bianquim Almeida Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12995

Palavras-chave:

Gestão Ambiental; Socioambiental; Políticas Públicas Ambientais.

Resumo

Este artigo analisa a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e sua aplicabilidade como instrumento de Educação Ambiental (EA) no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado aos gestores do IFAM, observação in loco e a Análise de Conteúdo. A Aderência à A3P pelo IFAM ficou acima de 60%, contudo, no envolvimento da comunidade acadêmica nas ações de EA, identificaram-se ações pontuais, como evento com discentes e servidores, distribuição de caneca sustentável e garrafinha squeeze, equipamentos eletrônicos reutilizados em aulas práticas, hortas, plantas e arborização. Assim, conclui-se que a ausência de projetos sistematizados e institucionais, de gestão participativa e comunicação eficiente na comunidade são os principais percalços para que A3P seja eficientemente utilizada como instrumento de EA no IFAM.

Biografia do Autor

  • Valdiney Ferreira de Almeida, Instituto Federal do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas

    Doutorando no Programa de Gestão Ambiental pela Universidade Positivo - PGAMB/UP - Paraná/PR (2020 a 2024). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia do PPGCASA pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela FCR (2012). Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2009) e Administração Geral pela Faculdade de Ciências Humanas Exatas e Letras de Rondônia (2006). Atualmente é professor Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Universidade Federal do Amazonas - UFAM/Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1990). Professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, atualmente está como Pró-Reitora de Planejamento da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/UFAM.

  • Marcelo Limont, Universidade Positivo - UP/Paraná

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia - Faculdades Integradas Espírita (FIES, 2002), com Especialização em Educação e Gestão Ambiental - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA, 2004), mestrado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR-2009, na linha de pesquisa educação, meio ambiente e sociedade), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2014) e Pós-doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (PPGAMB/UP, 2017). Atualmente é professor dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo (PPGAMB/UP).

  • Artemízia Rodrigues Sabino, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Atualmente é docente do Curso de Matemática no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-CSTB pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM. Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas.

  • Elisângela Karine Martins, Universidade Positivo - UP/Paraná

    Possui graduação em Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade do Vale do Ivaí (2009) e mestrado no Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), doutoranda no Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo. Atualmente professora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo.

  • Graciele Bianquim Almeida, Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

    Graduada em Pedagogia Pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2021).

Referências

ALMEIDA, J.R. Gestão Ambiental dos Recursos Naturais. In:¬ ALMEIDA, J.R. (Org.). Gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Thex, 2009.

ALMEIDA, V. F. Ambientalização das instituições de ensino superior: realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do Amazonas. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas - UFAM, 2020. Disponível em: <https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7710>. Acesso em: out/2021.

ARAÚJO, C. L. et al. A Agenda Ambiental na Administração Pública: desafios operacionais e estratégicos. Rev. Desenvolvimento em Questão. Editora Unijuf, Ano 13, n. 32, out/dez. 2015. p.21-47.

ARRUDA, L. M., RODRIGUES, R. N. Agenda Ambiental Na Administração Pública (A3P): Uma análise da aderência das diretrizes da A3P em uma Companhia Hidroelétrica – Rev. Fatec Zona Sul - V.5, n.2, nov. 2018.

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BARBIERI, J.C.; SILVA, D. Educação Ambiental na formação do administrador. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BEHREND, D. M; COUSIN, C. S; GALIAZZI, M. C. Ambientalização das relações sociais entre escola e universidade: o estado da questão. Revista Poiésis – Unisul, Tubarão, v.13, n. 23, p. 53-70, Jan/Jun 2019.

BRASIL. Lei nº 6.938 de 31.08.1981. Política Nacional do Meio Ambiente e Sistema Nacional do Meio Ambiente. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm>. Acesso em: set. 2018.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: nov. 2018.

BRASIL. Lei nº 9394/1996.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: nov. 2018.

BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: nov. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5940.htm>. Acesso em: fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação – CNE. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC/CNE, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17810&Itemid=866>. Acesso em: nov. 2018.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010. 296p.

ELKINGTON, J. Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011. 488p.

FERNANDES, P.G. Análise das Práticas de Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior no Município de Mossoró-RN. Dissertação (Mestrado Ambiente, Tecnologia e Sociedade). Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, 2017. Disponível em:<https://ppgats.ufersa.edu.br/2017-3/>. Acesso em: nov. 2019.

FIGUEIREDO, F.F.; CRUZ, F.M.R. Aproximações teóricas sobre a questão ambiental internacional na sociedade global: de Estocolmo 1972 ao Rio de Janeiro 2012. 2013. Disponível em:<https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18283>. Acesso em: set. 2018.

FIGUEIREDO, G.G.; SILVA, G.V.; SOARES, F.I.L. Sistema de gestão ambiental na Administração Pública: estudo em uma Universidade Federal do interior da Amazônia. 2019. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.16 n.29; p.1396.

GUERRA, A. F. S. et al. (Org). A ambientalização na Educação Superior: trajetória e perspectivas. Ambientalização e Sustentabilidade nas Universidades: subsídios, reflexões e aprendizagens. UNIVALE, 2015, p. 11.

INDIANO, T. Relações intergovernamentais em Políticas de Meio ambiente: o Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres (Programa 2040). Anais do 8º Congresso de extensão da UNESP - “Diálogos da Extensão: do saber acadêmico à prática social”, 2015.

KITZMANN, D. Ambientalização de Espaços Educativos: aproximações metodológicas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient.,v. 18, p. 553-574, 2007.

KITZMANN, D.; ASMUS, M. L. Ambientalização sistêmica - do currículo ao socioambiente. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 269-290, jan./abr. 2012.

KRUGER, S. D. et al. Gestão Ambiental em Instituição de Ensino Superior - uma análise da aderência de uma Instituição de Ensino Superior comunitária aos objetivos da agenda ambiental na administração pública (A3P). Rev. GUAL., Florianópolis, v. 4, n. 3, p.44-62, set/dez. 2011.

LEFF, E. A construção da racionalidade ambiental. In: LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. cap.5, p. 223-275.

LUIZ, L. C. et al. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e Práticas de Sustentabilidade: Estudo Aplicado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Adm.Púb.e Gest. Social, v.5, n.2, abr-jun 2013.

MAGRINI, A. Política e gestão ambiental: conceitos e instrumentos. Sociedade Brasileira de Planejamento Energético – SBPE. Rev. Brasileira de Energia, v.8, nº 2, 2001.

MAGRINI, A. Gestão Ambiental. Curso de Mestrado em Planejamento Energético e Ambiental - PPE/ COPPE/ UFRJ, 2009.

MARCOMIN, F.E.; SILVA, A.D.V. A sustentável leveza da universidade. In: GUERRA, A. F. S.; FIGUEIREDO, M. L. Sustentabilidades em diálogos. Itajaí: Univali, 2010. p. 171-189.

MENDONÇA, B. A. Diagnóstico para implantação de um sistema de gestão ambiental em uma Instituição Federal de Ensino. Dissertação. (Gestão de Organizações e Sistemas Públicos). Universidade Federal de São Carlos, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7141?show=full>. Acesso em: out. 2021.

MMA. Ministério do Meio Ambiente. Cartilha A3P, 2009. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acesso em: set. 2018.

MMA. Cartilha A3P: Gestão Socioambiental nas Universidades Públicas, 2017. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acesso em: set. 2018.

MMA. Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). 2019. Disponível em: <http://a3p.mma.gov.br/biblioteca/>. Acesso em: fev. 2020.

MONTEIRO, M. O; CAMELO, G. L. P.Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P nos campi do IFRN: um olhar a partir dos gestores. Rev.EmpíricaBR, Ano 8, Vol. 1. 2015.

NASCIMENTO, E.P. Sustentabilidade: o campo de disputa de nosso futuro civilizacional. In: LENA, P.; NASCIMENTO, E.P. (orgs). Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade, decrescimento e prosperidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

NASCIMENTO, M.M. et al. Educação Ambiental na administração pública: a implantação da A3P na Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf - PE. Rev. Elet. em Gestão, Educ. e Tec. Amb. Santa Maria, v. 19, n. 2, 2015.

NASCIMENTO, J.M. Gestão Ambiental em Instituições Educação Superior no Brasil: do discurso a realidade. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas - UFAM, 2018. Disponível em: <https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7114>. Acesso em: out. 2021.

NETO, J.S.C. et al. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): os desafios da implementação. Rev. da Ciência da Adm. v.14, Ago. - Dez. 2016.

ONU – Organização das Nações Unidas Brasil. Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. 2015. Disponível em:<https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/12>. Acesso em: nov. 2019.

PAVESI, A.; FARIAS, C. R.; OLIVEIRA, H.T. Ambientalização da educação superior como aprendizagem institucional. ComScientia Amb. v. 2, 2006.

PRADO, W. C; Gestão participativa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) na prefeitura da cidade do Recife: contribuições da educação a distância. Dissertação. (Tecnologia e Gestão em Educação a Distância). Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015.

QUINTAS, J. S. (Org.). Pensando e Praticando a Educação Ambiental na Gestão do Meio Ambiente. Edição IBAMA, Brasília, Ed. ABDR, 2006.

ROSA, L. A. B; GOMES, C. M; BARBIERI, L. C; RODRIGUES, M. C. M; KNEIPP, J. M.Agenda ambiental na administração pública (A3P): uma análise em uma instituição pública federal do rio grande do sul. Rev. Gesto. v. 7, n. 1, 2019.

SACHS, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. 96 p.

SANTOS, F.L. et al. Análise da adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pela cidade portal da Amazônia. Rev. Eletrônica Gestão & Sociedade, v.11, n.28, p. 1583-1610, Janeiro/Abril – 2017.

SAVITZ, A.W. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 288 p.

TRAJBER, R.; SATO, M. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient.,v. especial, p. 70-78, set. 2010.

VIEGAS, S. F. S. S. et al. Agenda Ambiental na Administração Pública A3P: estudo da adesão e ação em uma Universidade pública. Rev. AOS – Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, Brazil, v. 4, n.2, jul./dez. 2015, p. 7-28.

Downloads

Publicado

01-04-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ALMEIDA, Valdiney Ferreira de; SIMÃO, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro; LIMONT, Marcelo; SABINO, Artemízia Rodrigues; MARTINS, Elisângela Karine; ALMEIDA, Graciele Bianquim. Agenda ambiental da administração pública: A3P como instrumento de Educação Ambiental no Instituto Federal do Amazonas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 452–473, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12995. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12995. Acesso em: 15 dez. 2025.
Recebido 2021-11-30
Aprovado 2022-02-11
Publicado 2022-04-01