Agenda ambiental da administração pública: A3P como instrumento de Educação Ambiental no Instituto Federal do Amazonas

Autores

  • Valdiney Ferreira de Almeida Instituto Federal do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão Universidade Federal do Amazonas - UFAM/Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Marcelo Limont Universidade Positivo - UP/Paraná https://orcid.org/0000-0002-3400-9738
  • Artemízia Rodrigues Sabino Universidade do Estado do Amazonas - UEA https://orcid.org/0000-0002-8107-1032
  • Elisângela Karine Martins Universidade Positivo - UP/Paraná
  • Graciele Bianquim Almeida Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12995

Palavras-chave:

Gestão Ambiental; Socioambiental; Políticas Públicas Ambientais.

Resumo

Este artigo analisa a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e sua aplicabilidade como instrumento de Educação Ambiental (EA) no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado aos gestores do IFAM, observação in loco e a Análise de Conteúdo. A Aderência à A3P pelo IFAM ficou acima de 60%, contudo, no envolvimento da comunidade acadêmica nas ações de EA, identificaram-se ações pontuais, como evento com discentes e servidores, distribuição de caneca sustentável e garrafinha squeeze, equipamentos eletrônicos reutilizados em aulas práticas, hortas, plantas e arborização. Assim, conclui-se que a ausência de projetos sistematizados e institucionais, de gestão participativa e comunicação eficiente na comunidade são os principais percalços para que A3P seja eficientemente utilizada como instrumento de EA no IFAM.

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Biografia do Autor

Valdiney Ferreira de Almeida, Instituto Federal do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas

Doutorando no Programa de Gestão Ambiental pela Universidade Positivo - PGAMB/UP - Paraná/PR (2020 a 2024). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia do PPGCASA pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela FCR (2012). Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2009) e Administração Geral pela Faculdade de Ciências Humanas Exatas e Letras de Rondônia (2006). Atualmente é professor Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Universidade Federal do Amazonas - UFAM/Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1990). Professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, atualmente está como Pró-Reitora de Planejamento da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/UFAM.

Marcelo Limont, Universidade Positivo - UP/Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia - Faculdades Integradas Espírita (FIES, 2002), com Especialização em Educação e Gestão Ambiental - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA, 2004), mestrado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR-2009, na linha de pesquisa educação, meio ambiente e sociedade), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2014) e Pós-doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (PPGAMB/UP, 2017). Atualmente é professor dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo (PPGAMB/UP).

Artemízia Rodrigues Sabino, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Atualmente é docente do Curso de Matemática no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-CSTB pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM. Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas.

Elisângela Karine Martins, Universidade Positivo - UP/Paraná

Possui graduação em Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade do Vale do Ivaí (2009) e mestrado no Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), doutoranda no Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo. Atualmente professora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo.

Graciele Bianquim Almeida, Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

Graduada em Pedagogia Pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2021).

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Almeida, V. F. de, Simão, M. O. de A. R. ., Limont, M., Sabino, A. R., Martins, E. K. ., & Almeida, G. B. (2022). Agenda ambiental da administração pública: A3P como instrumento de Educação Ambiental no Instituto Federal do Amazonas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 452–473. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12995

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-11-30
Aceito: 2022-02-11
Publicado: 2022-04-01

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