Public administration environmental agenda: A3P as an instrument of Environmental Education at the Federal Institute of Amazonas

Authors

  • Valdiney Ferreira de Almeida Instituto Federal do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão Universidade Federal do Amazonas - UFAM/Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Marcelo Limont Universidade Positivo - UP/Paraná https://orcid.org/0000-0002-3400-9738
  • Artemízia Rodrigues Sabino Universidade do Estado do Amazonas - UEA https://orcid.org/0000-0002-8107-1032
  • Elisângela Karine Martins Universidade Positivo - UP/Paraná
  • Graciele Bianquim Almeida Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12995

Keywords:

Environmental management; Social and Environmental; Environmental Public Policies.

Abstract

This article analyzes the Public Administration Environmental Agenda (A3P) and its applicability as an Environmental Education (EE) instrument at the Federal Institute of Amazonas (IFAM). This is a qualitative study, with the application of a semi-structured questionnaire to IFAM managers, in loco observation and Content Analysis. Adherence to A3P by IFAM was above 60%, however, in the involvement of the academic community in EE actions, specific actions were identified, such as an event with students and servers, distribution of sustainable mugs and squeeze bottles, electronic equipment reused in classes practices, gardens, plants and afforestation. Thus, it is concluded that the absence of systematic and institutional projects, participatory management and efficient communication in the community are the main obstacles for A3P to be efficiently used as an EE instrument at IFAM.

Author Biographies

  • Valdiney Ferreira de Almeida, Instituto Federal do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas

    Doutorando no Programa de Gestão Ambiental pela Universidade Positivo - PGAMB/UP - Paraná/PR (2020 a 2024). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia do PPGCASA pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela FCR (2012). Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2009) e Administração Geral pela Faculdade de Ciências Humanas Exatas e Letras de Rondônia (2006). Atualmente é professor Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Universidade Federal do Amazonas - UFAM/Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1990). Professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, atualmente está como Pró-Reitora de Planejamento da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/UFAM.

  • Marcelo Limont, Universidade Positivo - UP/Paraná

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia - Faculdades Integradas Espírita (FIES, 2002), com Especialização em Educação e Gestão Ambiental - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA, 2004), mestrado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR-2009, na linha de pesquisa educação, meio ambiente e sociedade), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2014) e Pós-doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (PPGAMB/UP, 2017). Atualmente é professor dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo (PPGAMB/UP).

  • Artemízia Rodrigues Sabino, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Atualmente é docente do Curso de Matemática no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-CSTB pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM. Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas.

  • Elisângela Karine Martins, Universidade Positivo - UP/Paraná

    Possui graduação em Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008), especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade do Vale do Ivaí (2009) e mestrado no Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), doutoranda no Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo. Atualmente professora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo.

  • Graciele Bianquim Almeida, Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

    Graduada em Pedagogia Pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2021).

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Published

2022-04-01

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

ALMEIDA, Valdiney Ferreira de; SIMÃO, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro; LIMONT, Marcelo; SABINO, Artemízia Rodrigues; MARTINS, Elisângela Karine; ALMEIDA, Graciele Bianquim. Public administration environmental agenda: A3P as an instrument of Environmental Education at the Federal Institute of Amazonas. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 452–473, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12995. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12995. Acesso em: 15 dec. 2025.
Received 2021-11-30
Accepted 2022-02-11
Published 2022-04-01