Educomunicação para a gestão das águas: estudo de caso do curso elaboração de spots e manuseio da plataforma web Rádio Água

  • Mônica Alves Programa de Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da Universidade Federal de Ouro PReto
  • Jan Alyne Barbosa Prado Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Comunicação
  • Alberto Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Educomunicação, Web Rádio, Gestão das Águas, Comitê de Bacia.

Resumo

Este estudo buscou entender como a educomunicação pode contribuir para o fortalecimento comunicativo da gestão das águas. Mais especificamente, buscou-se avaliar como as áreas de intervenção educomunicativas foram incorporadas no curso Elaboração de Spots e Manuseio da Plataforma Web Rádio Água, ministrado para os gestores do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa de estudo de caso único, com dados coletados através da observação direta, de entrevistas semiestruturadas e análises documentais. Uma das conclusões da pesquisa aponta que, embora o curso siga conceitos educomunicativos, o resultado não foi alcançado em sua totalidade, sobretudo devido a equívocos na sua gestão comunicativa.

Biografia do Autor

Mônica Alves, Programa de Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da Universidade Federal de Ouro PReto
Mestranda em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Formada em Comunicação Social pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Administração de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG) e Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professora das disciplinas Semiótica da Imagem e Semiótica Audiovisual. Exerce, atualmente, o cargo de Secretária Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Frutal (MG).
Jan Alyne Barbosa Prado, Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Comunicação
Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Professora e orientadora vinculada à linha de Pesquisa ;Interações e emergências da comunicação; do Mestrado em Comunicação e Temporalidades da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Leciona e pesquisa nas áreas de (Ensino de) Jornalismo Digital, Métodos Digitais, Teorias da Comunicação e Metodologias da pesquisa em Comunicação.
Alberto Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto
Alberto Fonseca é professor e pesquisador na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Seu ensino e linhas de pesquisa tratam, sobretudo, de instrumentos de política ambiental. Atuou como pós-doutorando e professor colaborador na Universidade de Waterloo (Canadá), onde obteve seu título de PhD na área de desenvolvimento sustentável. Obteve os títulos de MSc e BSc nas áreas de engenharia ambiental e engenharia civil sanitária, respectivamente. Dentre os principais cargos de sua carreira, destaca o de auditor ambiental corporativo da mineradora Vale e o de analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Apresentou trabalhos em conferências e eventos em diversas cidades no Brasil, Europa, Ásia, América do Sul e América do Norte. É docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Atualmente exerce a presidência do colegiado do curso de graduação em engenharia ambiental da UFOP. Já atuou como Pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da UFOP (2015-2017). Foi o presidente (na gestão 2014-2016) e atualmente é o Diretor Científico da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI).
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Alves, M., Prado, J. A. B., & Fonseca, A. (2017). Educomunicação para a gestão das águas: estudo de caso do curso elaboração de spots e manuseio da plataforma web Rádio Água. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(5), 200-217. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2456
Seção
Artigos