Educação Ambiental como estímulo à institucionalização de práticas de TI Verde: estudo de caso no IFAM em Itacoatiara (AM)

Autores

  • Wenndisson da Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Kátia Viana Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Deolinda Lucianne Ferreira Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14867

Palavras-chave:

Educação ambiental, TI Verde, Lixo eletrônico, Sustentabilidade

Resumo

Neste artigo serão investigadas práticas sustentáveis de Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) em funcionamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM instalado na cidade de Itacoatiara -(AM) e discutiremos como a Educação Ambiental pode contribuir na sensibilização para adoção desta estratégia. Analisaremos os equipamentos e seus recursos computacionais, com atenção aos recursos voltados para a sustentabilidade. A metodologia da pesquisa apoia-se em um estudo de caso no IFAM em Itacoatiara, dispondo de uma entrevista com a equipe de TI. Durante análise serão apresentadas propostas para integrar o conjunto de medidas sustentáveis e melhores práticas a serem efetivadas para disseminar a Educação Ambiental na gestão de tecnologias e lixo eletrônico.

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Publicado

01-03-2023

Como Citar

Souza, W. da S., Simão, M. O. de A. R., Cavalcante, K. V., & Ferreira, D. L. (2023). Educação Ambiental como estímulo à institucionalização de práticas de TI Verde: estudo de caso no IFAM em Itacoatiara (AM). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(2), 198–215. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14867

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