a Educação Ambiental por meio da mediação tecnológica: as vozes das crianças em sua relação com o ambiente

  • Giselle Palmeira Neves Universidade Federal do Amazonas
  • José Cavalcante Lacerda Junior Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Educação Ambiental, Mediação Tecnológica, Infância.

Resumo

No cenário contemporâneo urge a aproximação dos processos educativos com os recursos tecnológicos. A Educação Ambiental – EA não foge a essa necessidade. O texto em cena objetiva compreender como a EA está sendo percebida pelas crianças no decorrer das aulas que utilizam a Mediação Tecnológica - MT como estratégia educativa. A metodologia pautou-se em um referencial conceitual sobre as temáticas EA e MT, além da observação participante de duas aulas do 6º ano do Ensino Fundamental, ministradas no Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Cemeam. Como resultado, constatou-se que, quanto mais identificação houver entre as crianças e seu entorno, maior a possibilidade de um comportamento voltado à preservação ambiental.

Biografia do Autor

Giselle Palmeira Neves, Universidade Federal do Amazonas
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
José Cavalcante Lacerda Junior, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Universidade Federal do Amazonas
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Maria Inês Gasparetto Higuchi, Universidade Federal do Amazonas
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Neves, G. P., Lacerda Junior, J. C., Simão, M. O. de A. R., & Higuchi, M. I. G. (2017). a Educação Ambiental por meio da mediação tecnológica: as vozes das crianças em sua relação com o ambiente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(5), 99-114. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2470
Seção
Relatos de Experiências