Experiência em Ensino Remoto Emergencial (ERE) em Educação Ambiental na Universidade Federal de Alfenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13603

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Impactos Ambientais, Projetos Ambientais, Participação Social, Covid-19

Resumo

Este estudo de caso foi realizado na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) nos cursos de Engenharia Ambiental e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BiCT) na disciplina de Educação Ambiental (EA). A disciplina foi ministrada no sistema de Ensino Remoto Emergencial (ERE), por meio da metodologia de projetos, em que os alunos levantaram problemas ambientais e desenvolveram projetos de EA para a solução das questões levantadas. Como principais resultados destaca-se a eficácia da interação e participação dos alunos, além da abordagem e identificação de problemas ambientais locais importantes e o uso da interdisciplinaridade para a construção dos projetos e debates propostos nas aulas síncronas.

Biografia do Autor

Tális Pereira Matias, Universidade Federal de Alfenas, MG

Mestre em Ciência e Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Bacharel em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atuando nas áreas de: Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável.

Janine Ameku Neves, Universidade Federal de Alfenas. MG

Mestre em Engenharia de Energia (UNIFEI), Graduada em Física (UNESP) e Doutoranda em Ciências Ambientais pela UNIFAL-MG.

Adriana Maria Imperador, Universidade Federal de Alfenas,MG

Docente vinculada ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Matias, T. P., Neves, J. A., & Imperador, A. M. (2022). Experiência em Ensino Remoto Emergencial (ERE) em Educação Ambiental na Universidade Federal de Alfenas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 53–63. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13603

Edição

Seção

Relatos de Experiências
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