Trilhas interpretativas e jardins sensoriais: práticas de incentivo à dimensão crítico-dialógica da Educação Ambiental no ambiente escolar

Autores

  • Romulo Magno da Silva Universidade Federal de Alfenas https://orcid.org/0000-0002-5698-0760
  • Luciana Botezelli Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)- Instituto de Ciência e Tecnologia
  • Adriana Maria Imperador Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)- Instituto de Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.12981

Palavras-chave:

Preservação Ambiental, Ambiente Educativo, Percepção Ambiental

Resumo

Tendo em vista a grave crise ambiental pela qual o planeta passa, a Educação Ambiental (EA) em sua vertente crítico-dialógica é capaz de fornecer os instrumentos para a revisão da relação homem x natureza. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar como as trilhas interpretativas e os jardins sensoriais favorecem os aspectos dialógicos e críticos da EA em ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram averiguados diversos trabalhos acadêmicos através de pesquisa nas bases de busca SciELO, Google Scholar e Periódicos CAPES, utilizando-se nas buscas os termos “trilhas interpretativas”, “jardins sensoriais” e vocábulos correlatos. Observou-se que os jardins e as trilhas possuem grande potencial para fomentar as práticas dialógicas e críticas da EA, levando o ser humano a reconhecer-se como um dos componentes do meio ambiente e dotando-o dos instrumentos e conhecimentos necessários para enfrentar a crise ambiental que se descortina atualmente. 

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Biografia do Autor

Luciana Botezelli , Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)- Instituto de Ciência e Tecnologia

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/UNIFAL, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); mestrado em Engenharia Florestal (Manejo Ambiental); especialização em Ecoturismo e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais; doutorado em Engenharia Florestal (Ciências Florestais) também pela UFLA.

Atuando em: Conservação da Natureza, Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Planejamento Ambiental Urbano e Sustentabilidade.

Adriana Maria Imperador , Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)- Instituto de Ciência e Tecnologia

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT/UNIFAL, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNIFAL).

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP São Carlos.

Atuando em: Educação Ambiental, Percepção Ambiental e Sustentabilidade.

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Silva, R. M. da, Botezelli , L. ., & Imperador , A. M. (2022). Trilhas interpretativas e jardins sensoriais: práticas de incentivo à dimensão crítico-dialógica da Educação Ambiental no ambiente escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 190–202. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.12981

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-11-28
Aceito: 2022-07-29
Publicado: 2022-10-01

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