Perspectivas dos alunos sobre a educação matemática crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15292

Palavras-chave:

educação matemática crítica, perspectivas dos alunos, educação matemática

Resumo

Teoricamente, a educação matemática crítica (EMC) difere bastante das abordagens tradicionais de ensino de matemática centradas no professor. Além de atingir metas matemáticas, a EMC se concentra em promover a consciência crítica dos alunos e posicioná-los como atores ativos e informados na sala de aula e fora dela. Entretanto, apenas alguns estudos empíricos enfocam explicitamente como os alunos vivenciam o ensino e o currículo da EMC. Nesta contribuição, utilizamos dados de entrevistas para examinar como os alunos do ensino fundamental e médio de uma escola austríaca e de uma escola americana respondem e percebem as aulas de EMC. A análise revelou que, em ambos os contextos, as percepções dos alunos variam muito: alguns percebem as aulas de EMC como completamente diferentes de suas experiências anteriores de matemática na escola, enquanto outros veem pouca ou nenhuma diferença. Além disso, as características das aulas de EMC que os professores e pesquisadores de matemática podem considerar mais importantes não são necessariamente aquelas que os alunos relatam ter levado em consideração. Os motivos podem ser diversos, e os alunos podem precisar de mais tempo para o ensino de EMC e, o que é mais importante, para refletir sobre essas aulas e identificar a lógica por trás da abordagem didática. Além disso, os pesquisadores devem estar cientes de que os alunos podem não compartilhar sua compreensão das reformas críticas de ensino e podem ter percepções diversas ou até mesmo divergentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avcı, B. (2019). Critical mathematics education: Can democratic mathematics education survive under neoliberal regime? Brill Sense.

Brantlinger, A. (2007). Geometries of inequality: Teaching and researching critical mathematics in a low-income urban high school [Dissertation]. Northwestern University, Evanston.

Brantlinger, A. (2013). Between politics and equations. American Educational Research Journal, 50(5), 1050–1080.

Brantlinger, A. (2014). Critical mathematics discourse in a high school classroom: examining patterns of student engagement and resistance. Educational Studies in Mathematics, 85(2), 201–220.

Brantlinger, A. (2022). Critical and vocational mathematics: Authentic problems for students from historically marginalized groups. Journal for Research in Mathematics Education, 53(2), 154-172.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101.

Freire, P. (1970). Pedagogy of the Oppressed. Bloomsbury Publishing.

Gutiérrez, R. (2002). Enabling the practice of mathematics teachers in context: Toward a new equity research agenda. Mathematical Thinking and Learning, 4(2-3), 145–187.

Gutstein, E. (2003). Teaching and learning mathematics for social justice in an urban, latino school. Journal for Research in Mathematics Education, 34(1), 37.

Gutstein, E. (2006). Reading and writing the world with mathematics: Toward a pedagogy for social justice. Routledge.

Kokka, K. (2020). Social justice pedagogy for whom? Developing privileged students’ critical mathematics consciousness. The Urban Review, 52(4), 778–803.

Pais, A. (2017) The subject of mathematics education research. In A. Chronaki (Ed.), Proceedings of the Ninth International Mathematics Education and Society Conference (Vol. 2, pp. 783–791). University of Thessaly Press.

Shor, I. (2014). When students have power: Negotiating authority in a critical pedagogy. University of Chicago Press.

Skovsmose, O. (1994). Towards a philosophy of critical mathematics education. Kluwer.

Voss, R., & Rickards, T. (2016). Promoting students’ self-directed learning ability through teaching mathematics for social justice. Journal of Education and Practice, 7(26), 77–82.

Wright, P. (2020). Transforming mathematics classroom practice through participatory action research. Journal of Mathematics Teacher Education, 24(2), 155–177.

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Steflitsch, D., & Brantlinger, A. (2023). Perspectivas dos alunos sobre a educação matemática crítica. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 263–273. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15292

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.