O desenvolvimento regional como eixo estruturante dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.15280

Palavras-chave:

desenvolvimento regional, desenvolvimento endógeno, desenvolvimento sustentável, pequenas cidades, educação profissional e tecnológica

Resumo

Este trabalho discute o projeto de desenvolvimento presente na política federal de educação profissional e tecnológica brasileira, inscrito na lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de 2008. Parte da hipótese de que o desenvolvimento regional se tornou a coluna vertebral dessa política pública, que destacou a importância dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais no processo de expansão e interiorização da educação profissional. A partir de pesquisa documental sobre os processos legislativos, o estudo mapeia a construção do projeto de desenvolvimento durante a formulação, a tomada de decisão e a implementação da política pública. Com o uso de técnicas associadas à análise de conteúdo e o cruzamento de dados referentes à população dos municípios-sede dos novos campi, confirma a hipótese inicial ao reunir evidências sobre o enfoque comunitário e sustentável alinhado ao desenvolvimento regional endógeno inerente ao projeto que deu origem aos Institutos Federais. Conclui que, por um lado, a intersetorialidade da política driblou a cultura bacharelesca e o desprestígio que a educação profissional ocupa no país. Também ampliou a capilaridade para os pequenos municípios, sendo que 58,8% dos 483 novos campi foram instalados em localidades com menos de 100 mil habitantes. Por outro lado, a cultura organizacional preexistente e a carência de espaços institucionais de governança resultaram em baixa interação dos campi com o território, estabelecendo um frágil e descontínuo elo com o desenvolvimento regional.

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Biografia do Autor

  • Marcio Rogerio Olivato Pozzer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Doutor pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP, com estágio pela Universidade de Salamanca (Espanha), Mestre pelo mesmo Programa da USP, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP. Desenvolve atividades na área de Gestão de Políticas Públicas, sobretudo nas áreas da cultura, participação e desenvolvimento regional, tendo integrado as equipes que coordenaram o Projeto "Moradia Solidária" vinculado à Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e o "PROEXT Cultura" vinculado ao Ministério da Cultura, além de ter exercido cargo de direção no Instituto Getussp (OSCIP) na formulação e implementação de políticas públicas culturais, educacionais e tecnológicas. Tem experiência em Gestão Pública Legislativa, tendo trabalhado na Câmara dos Deputados em Brasília/DF e na Câmara Municipal de São Paulo. Foi docente do programa de pós-graduação do Centro Universitário SENAC de 2011 até 2014 e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando no eixo de administração e gestão e realizando projetos de pesquisa e extensão na área de gestão pública, política cultural, participação social, desenvolvimento regional e educação profissional e tecnológica. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional".

  • Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio-doutoral na Universidade do Minho. Mestre em Sociologia (USP), com bolsa da Fapergs e da Capes. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense). Graduada em Ciências Sociais (USP) e em Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos). Professora e pesquisadora da área de Ciências Sociais e da Pós-graduação em Educação Básica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Foi especialista externa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep / MEC), colaboradora do Banco Nacional de Itens (BNI/MEC), membro da equipe de avaliadores do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Sociologia, consultora da Unesco na avaliação dos cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), analista educacional do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e docente da Escola de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Herminio Ometto. Atua, principalmente, com os seguintes temas: movimentos sociais, ensino de Ciências Sociais e educação profissional.

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

Pozzer, M. R. O. ., & dos Reis Neuhold, R. (2024). O desenvolvimento regional como eixo estruturante dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 29, 41-82. https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.15280
Recebido 2023-06-30
Aprovado 2023-11-23
Publicado 2024-03-05