ESTRATÉGIAS PARA O ACOLHIMENTO DO PROFESSOR INICIANTE EM ESCOLAS TÉCNICAS: aspectos do início da trajetória docente
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14813Palavras-chave:
integração do professor, integração docente-assistencial, progressão na carreira docenteResumo
O início da trajetória profissional docente é um momento decisivo, que envolve sentimentos como expectativas e inseguranças causadas pelo novo. A descoberta desse universo docente pode ser complexa, distinta do que os professores imaginavam quando ainda eram acadêmicos. O estudo possui como objetivo geral propor estratégias para o melhor acolhimento de professores iniciantes em um Centro de Estudo Tecnológico. A metodologia escolhida foi uma abordagem qualitativa. Esse artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual foram pesquisadas duas escolas de nível médio e técnico, situadas no estado de São Paulo. Sessenta e um professores responderam a três questionários e oito docentes considerados iniciantes, segundo Huberman (1989), ou seja, lecionando há até 3 anos nessa instituição, participaram de um grupo de discussão com 3 encontros. A análise dos dados empregada foi a do materialismo histórico-dialético, baseada em Vygotsky, com base nos Núcleos de Significação (NS) propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Neste texto discute-se um Núcleo de Significação intitulado: Estratégias para o acolhimento do docente iniciante em escolas técnicas. Conclui-se que um programa de mentoria pensado para o Centro de Estudo Tecnológico pesquisado cooperaria para um acolhimento do docente inexperiente de modo humanizado, proporcionando-lhe maior segurança.
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