Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O autor ou coautor do manuscrito possui formação em nível de Doutorado.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, dentro do template, sem a identificação dos autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação duplo cego (double blind peer review) foram seguidas.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s) obrigatoriamente, através dos formulários de metadados, preenchendo todas as informações solicitadas, incluindo as palavras-chaves. Os autores deverão indicar o e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar dados de biografia com maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Destaca-se que ao menos, um dos autores deve ter título de Doutorado.
  • Conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos. Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo com maior titulação, vínculo profissional.
  • A Revista possui um Template para o envio dos artigos. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista e submissão dos textos no sistema.
  • Certificar-se de que foi realizado o registro do ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. OBRIGATÓRIO FAZER O REGISTRO ORCID PARA TODOS OS AUTORES.

Diretrizes para Autores

A revista Olhares do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo tem como objetivo publicar artigos, comunicações, relatos de experiência, pesquisas, ensaios e resenhas de livros relevantes para a educação e áreas afins.

Tendo em vista a divulgação do conhecimento de forma ampla e democrática, a revista Olhares estabelece como política editorial o hiato de, no mínimo, 12 meses entre duas publicações onde constem um mesmo (co)autor.

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

A revista exige o titulo de doutor(a); no caso de coautoria, pelo menos um dos autores deverá possuir essa titulação. A revista aceita trabalhos com as contribuições de até quatro autores(as), sendo que, no mínimo um, possua o título de doutor(a). Essa condição será verificada nos dados dos autores que é preenchido no metadados da Revista. 

A Comissão Editorial reserva-se ao direito de não publicar artigos de mesma autoria no interstício inferior a um ano e de não publicar resenhas de mesma autoria no interstício de dois anos. 

Os textos submetidos são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando são sugeridas alterações ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Universidade Federal de São Paulo/ Unifesp.

Ressalta-se que após a aprovação dos textos submetidos, os autores deverão proceder a devida revisão gramatical/ortográfica do texto, por profissional da área. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

Normas para publicação de artigos, ensaios e relatos de experiência

Obs: As submissões ocorridas a partir de 15/04/2021 deverão seguir a seguinte formatação:

1. A extensão do texto, com exceção de entrevistas e resenhas, deve ser de 10-20 páginas (sem considerar referências), digitado em formato Word, dentro do formato especificado pelo TEMPLATE disponível na página inicial da Revista.  

2. Os artigos escritos em Português deverão apresentar, o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Inglês e  Espanhol. Os artigos escritos em Inglês deverão apresentar, o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português e em espanhol. Os artigos escritos em Espanhol,  deverão apresentar,  o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português/Inglês; o corpo do texto contendo introdução, itens de desenvolvimento,  considerações finais e listagem das referências por ordem alfabética de sobrenome dos autores. Todas essas informaç˜ões estão disponíveis no template.

3. As notas devem ser digitadas em pé de página ou rodapé, numeradas a partir de 1. As notas não devem ser utilizadas para referências bibliográficas.

4. Para ênfase no texto, usar itálico.

5. As tabelas, figuras, gráficos, desenhos ou quadros devem aparecer numerados e com títulos (apenas com a inicial em maiúscula) conforme template.

06. As imagens utilizadas no texto precisam ser enviadas com resolução mínima de 300 dpi e dimensões mínimas de 1024x768 pixels. As imagens capturadas de internet precisam trazer a url completa da captura nas referências do artigo ou em sua legenda. Todas as imagens precisam ser creditadas e suas fontes mencionadas.

07. Todos os trabalhos deverão seguir as referências bibliográficas, redigidas segundo a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

08. As referências, no corpo do trabalho, devem constar do nome do autor com letras maiúscula e minúscula (caixa alta e baixa), seguido da data de publicação. Nas referências entre parênteses, antes ou depois de citação, o nome do autor deve aparecer em maiúsculas (caixa alta), seguido da data de publicação da obra, além da(s) página(s), conforme os exemplos: (SOARES, 1998, p. 112) e/ou (LÜDKE & ANDRÉ, 2004). Não usar idem ou ibidem.

09. As citações longas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda. Elas devem ser formatadas com fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples e sem aspas. 

10. As referências  devem conter apenas as obras citadas no texto e seguir a  padronização do TEMPLATE. 

11. A correção gramatical e ortográfica é de responsabilidade de cada autor.

Considerações éticas

Os artigos que são resultados de pesquisas que envolvem seres humanos (entrevistas, experimentações, etc.) devem indicar o respeito aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Também é preciso informar sobre  permissão para a identificação de participantes e uso de imagens, a partir de informação em nota . É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições envolvidas na pesquisa. Embora a revista não exija apresentação de documentação comprobatória de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, caso o trabalho tenha recebido o parecer,  deve ser mencionado no corpo do artigo ou em nota de rodapé. Se o trabalho não foi submetido ao referido Comitê deve constar, no texto ou nota de rodapé, que foram tomados todos os cuidados éticos. 

Normas para publicação de resenhas

1) Resenha de, no máximo 04 laudas, digitada em formato Word.

2) Na primeira página do texto, devem apresentar: (i) o título (em português/espanhol e em inglês); (ii) a referência completa do livro a ser resenhado.

3) O título deverá aparecer centralizado como no modelo do template.

4) As notas devem ser digitadas em pé de página ou rodapé, numeradas a partir de 1. Caso haja nota no título e/ou no nome do autor, deverá será grafada com asterisco. As notas não devem ser utilizadas para referências bibliográficas.

5) Para ênfase no texto, usar itálico.

6) As referências, no corpo da resenha, devem constar do nome do autor com letras maiúscula e minúscula (caixa alta e baixa), seguido da data de publicação. Nas referências entre parênteses, antes ou depois de citação, o nome do autor deve aparecer em maiúsculas (caixa alta), seguido da data de publicação da obra, além da(s) página(s), conforme os exemplos: (SOARES, 1998, p. 112) e/ou (LÜDKE & ANDRÉ, 2004). Não usar idem ou idem, ibidem.

7) As referências bibliográficas devem conter apenas as obras citadas no texto e seguir a padronização do template.

8) A correção gramatical e ortográfica é de responsabilidade de cada autor.

 

 

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