Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O autor ou coautor do manuscrito possui formação em nível de Doutorado.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, dentro do template, sem a identificação dos autores ou de suas instituições.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s) obrigatoriamente, nos formulários de metadados com todas as informações solicitadas, incluindo as palavras-chaves. Os autores deverão indicar e-mail, ORCID, afiliação institucional e minicurrículo com maior titulação.
  • A Revista possui um Template para o envio dos artigos. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista e submissão dos textos no sistema.
  • Certificar-se de que foi realizado o registro do ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. OBRIGATÓRIO FAZER O REGISTRO ORCID PARA TODOS OS AUTORES.

Diretrizes para Autores

A revista Olhares do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo tem como objetivo publicar artigos, relatos de experiência, pesquisas e ensaios relevantes para a educação e áreas afins.

Tendo em vista a divulgação do conhecimento de forma ampla e democrática, a revista Olhares estabelece como política editorial o hiato de, no mínimo, 12 meses entre duas publicações onde constem um mesmo (co)autor. A Comissão Editorial reserva-se ao direito de não publicar artigos de mesma autoria no interstício inferior a um ano. 

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

A revista exige o titulo de doutor(a); no caso de coautoria, pelo menos um dos autores deverá possuir essa titulação. A revista aceita trabalhos com as contribuições de até quatro autores(as), sendo que, no mínimo um, possua o título de doutor(a). Essa condição será verificada nos dados dos autores que é preenchido no metadados da Revista. 

Os textos submetidos são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando são sugeridas alterações ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Universidade Federal de São Paulo/ Unifesp.

Ressalta-se que após a aprovação dos textos submetidos, os autores deverão proceder a devida revisão gramatical/ortográfica do texto, por profissional da área. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

Normas para publicação de artigos, ensaios e relatos de experiência

Obs: As submissões deverão seguir a seguinte formatação:

01. Artigos limitados a 25 páginas, que devem conter todas as partes, inclusive referências, tabelas e figuras. Seguir a seguinte estrutura: Introdução (não subdividir em tópicos); Metodologia (identificar subseções: participantes, instrumentos ou materiais e procedimentos); Resultados; Discussão (incluindo a conclusão) e Referências. Os originais deverão ser submetidos em extensão DOCX (Word for Windows) dentro do formato especificado pelo TEMPLATE disponível na página inicial da Revista, sem as autorias.

02). O texto não deve conter identificações da autoria, ou da(s) instituição(ões) a que pertence(m) o(s) autor(es), já que será enviado para as avaliações cegas de pareceristas externos (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores). Caso haja citação de autoria no texto, trocar por (XXXXXX).

03. O título e subtítulo do artigo deve ter no máximo 12 palavras e expressar com fidedignidade o conteúdo do texto. Os artigos escritos em Português deverão apresentar, o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Inglês e  Espanhol. Os artigos escritos em Inglês deverão apresentar, o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português e em espanhol. Os artigos escritos em Espanhol,  deverão apresentar,  o título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito, título, resumo e palavras-chave em Português/Inglês. Todas essas informaç˜ões estão disponíveis no template.

04. O resumo deve conter entre 150 e 250 palavras, baseando-se na NBR 6023. Não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente.

05. As notas devem ser digitadas em pé de página ou rodapé, numeradas a partir de 1. As notas não devem ser utilizadas para referências bibliográficas.

06. Para ênfase no texto e palavras estrangeiras, usar itálico.

07. As tabelas, figuras, gráficos, desenhos ou quadros devem aparecer numerados e com títulos (apenas com a inicial em maiúscula) conforme template.

08. As imagens utilizadas no texto precisam ser enviadas com resolução mínima de 300 dpi e dimensões mínimas de 1024x768 pixels. As imagens capturadas de internet precisam trazer a url completa da captura nas referências do artigo ou em sua legenda. Todas as imagens precisam ser creditadas e suas fontes mencionadas.

09. Todos os trabalhos deverão seguir as referências bibliográficas, redigidas segundo a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

10. As referências, no corpo do trabalho, devem constar do nome do autor com letras maiúscula e minúscula (caixa alta e baixa), seguido da data de publicação. Nas referências entre parênteses, antes ou depois de citação, o nome do autor deve aparecer em maiúsculas (caixa alta), seguido da data de publicação da obra, além da(s) página(s), conforme os exemplos: (SOARES, 1998, p. 112) e/ou (LÜDKE & ANDRÉ, 2004). Não usar idem ou ibidem.

11. As citações longas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda. Elas devem ser formatadas com fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples e sem aspas. 

12. As referências  devem conter apenas as obras citadas no texto e seguir a  padronização do TEMPLATE. Não colocar traço nas referências que repetem os nomes dos autores. 

13. A correção gramatical e ortográfica é de responsabilidade de cada autor.

Considerações éticas

Os artigos que são resultados de pesquisas que envolvem seres humanos (entrevistas, experimentações, etc.) devem indicar o respeito aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Também é preciso informar sobre  permissão para a identificação de participantes e uso de imagens, a partir de informação em nota . É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições envolvidas na pesquisa. Embora a revista não exija apresentação de documentação comprobatória de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, caso o trabalho tenha recebido o parecer,  deve ser mencionado no corpo do artigo ou em nota de rodapé. Se o trabalho não foi submetido ao referido Comitê deve constar, no texto ou nota de rodapé, que foram tomados todos os cuidados éticos. 

Artigos

Artigos sobre diferentes temáticas relacionadas ao perfil da revista Olh@res.

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

Artigos enviados para o Dossiê Temático da revista Olh@res.

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