Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- O autor ou coautor do manuscrito possui formação em nível de Doutorado.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Certificar-se de que foi realizado o registro do ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. OBRIGATÓRIO FAZER O REGISTRO ORCID PARA TODOS OS AUTORES.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s) obrigatoriamente, nos formulários de metadados com todas as informações solicitadas, incluindo as palavras-chaves. Os autores deverão indicar e-mail, ORCID, afiliação institucional e minicurrículo com maior titulação.
- A Revista possui um Template para o envio dos artigos. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista e submissão dos textos no sistema.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, dentro do template, sem a identificação dos autores ou de suas instituições.
- Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT - especial atenção às modificações ocorridas na norma NBR 10520, ocorrida em 2023.
Artigos
Artigos sobre diferentes temáticas relacionadas ao perfil da revista Olh@res.
SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural
Artigos enviados para o Dossiê Temático da revista Olh@res.
SEÇÃO TEMÁTICA: Práticas de Leitura Literária em Contextos de Inclusão
Desde a efetivação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei 13.146 de julho de 2015, diferentes redes de ensino, privadas e públicas, têm recebido estudantes com deficiência. A legitimação do pertencimento por tais estudantes de espaços como a escola, por exemplo, antes muito distante, tem proporcionado a ampliação de entendimentos sobre a vida em sala de aula, construindo novas propostas de ensinar e aprender. Nesse sentido, qual é o papel da leitura literária na vida dos estudantes com deficiência? Sabendo que a sala de aula é um espaço dinâmico e diverso, na qual são vivenciadas as mais variadas experiências mediadas pela linguagem, é perceptível, em conformidade com as diretrizes curriculares vigentes, que o fomento de práticas que envolvem a leitura e a recepção de obras literárias, como rodas de leitura, eventos de contação de histórias, clubes de leitura, entre outros, se configuram como importantes espaços para a promoção de formação de leitores e sujeitos críticos em contextos de inclusão.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.






