Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares <p>A revista Olhares é um periódico de publicação exclusivamente eletrônico, classificado com Qualis A4, de circulação nacional e internacional, do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação – PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e PPG em Educação.</p> pt-BR olhares@unifesp.br (Equipe Editorial Olhares) olhares@unifesp.br (Profa. Dra. Edna Martins) Mon, 29 May 2023 12:18:08 +0000 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ADOLESCÊNCIA À MARGEM: projeto de vida na educação de jovens e adultos https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14519 <p>Este estudo teve como objetivo investigar os projetos de vida de adolescentes da Educação de Jovens e Adultos. Participaram do estudo 16 adolescentes de 15 a 18 anos estudantes de uma região de nível socioeconômico baixo de Campinas, SP. Os instrumentos utilizados foram: Entrevista de Dados Sociodemográficos e Entrevista Semiestruturada sobre Projetos de Vida. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto de categorização. Foram elencadas as seguintes categorias: Trabalho, Bens Materiais, Relacionamento Afetivo, Reconhecimento e Autonomia, Ajuda a Outrem e Estudo. Observou-se que a maior parte dos projetos de vida dos adolescentes objetiva conquista de um trabalho, estabilidade financeira, aquisição de bens e acesso a serviços básicos. Além disso, observou-se que os adolescentes constroem seus projetos de vida com o objetivo de ajudar suas famílias de origem e suas comunidades a construírem uma vida melhor e mais digna. Este estudo chama atenção para importância do trabalho com projetos de vida como uma possível ferramenta emancipadora e transformadora da realidade desses sujeitos e de suas famílias.</p> Mateus Carmona Maciel, Letícia Lovato Dellazzana-Zanon Copyright (c) 2023 Mateus Carmona Maciel, Letícia Lovato Dellazzana-Zanon https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14519 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 BRINQUEDOS E PROPAGANDA: gênero e a constituição de meninos e meninas https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14066 <p>O texto objetiva situar o papel do brincar no desenvolvimento infantil e problematizar como as questões de gênero se manifestam nas propagandas televisivas. Metodologicamente, a pesquisa assumiu um viés qualitativo, com análise documental de propagandas de brinquedos veiculadas na televisão aberta. Tais propagandas foram gravadas, descritas e os dados organizados e analisados a partir de seu conteúdo, incluindo imagens, som e discurso. O estudo explicitou que, em pleno século XXI, temos propagandas marcadamente dedicadas a meninos e meninas, cujos produtos divulgados reforçam comportamentos e interesses culturalmente radicados em estereótipos; para a menina, o universo da casa, e, para os meninos, o mundo do lado de fora. A análise empreendida a partir das descrições das propagandas evidenciou que, em objetos, falas, cores, gestos, personagens e ações, mesmo em exposições de curta duração, mas veiculadas repetidamente, apresenta-se um brincar condicionado pelo reforço de estereótipos de gênero. Os produtos apresentados incitam o consumo e conformam um campo de ação para meninos e meninas de modo limitado e pouco criativo, em que prevalecem interesses comerciais.</p> Aliandra Cristina Mesomo Lira, Fernanda Chimende Farias Copyright (c) 2023 Aliandra Cristina Mesomo Lira, Fernanda Chimende Farias https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14066 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15143 <p>Apresentação do dossiê temático: <strong>GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva Histórico-Cultural</strong></p> Edna Martins, Vanessa Dias Moretti Copyright (c) 2023 Edna Martins, Vanessa Dias Moretti https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15143 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 UMA RECONCEITUAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14453 <p>O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reconceituação do professor de ciências e matemática na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO). A TO é uma teoria de ensino e aprendizagem que se inspira no materialismo dialético, na escola histórico-cultural de Lev Vygotsky e na concepção de educação proposta por Paulo Freire. Sua natureza materialista dialética faz com que o professor seja concebido como parte de um todo, um sistema em movimento, que inclui o conhecimento cultural e seus processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o professor é visto como indivíduo que participa, ombro a ombro, com os estudantes, trabalhando com eles na produção e circulação de saberes, fazendo que esses saberes apareçam coletivamente na aula, por meio de discussões, debates, análises e interpretações da resolução de problemas. Neste trabalho apresentamos estas ideias e ilustramos por meio das passagens de uma lição de cinemática em torno do estudo científico do movimento de corpos, realizado em uma classe do 8º ano (alunos de 13 a 14 anos) em uma escola pública localizada nos arredores de Sudbury, Ontário, Canadá. Ilustramos, em particular, o processo coletivo em que os estudantes encontram um saber científico cultural por meio da interação com colegas e com o professor. Destacamos que o professor no ensino de ciências e matemática não pode se restringir unicamente à dimensão do saber. Esta dimensão é fundamental, mas o professor deve complementá-la com atenção muito específica à dimensão do ser.</p> Jaqueline Santos Vargas-Plaça, Luis Radford Copyright (c) 2023 Jaqueline Santos Vargas-Plaça, Luis Radford https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14453 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 O PENSAMENTO EMPÍRICO OBSTACULIZA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO? INTERPRETAÇÕES E POSSIBILIDADES https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14445 <p>O pensamento empírico é ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento teórico ou pensamento empírico obstaculiza o desenvolvimento do pensamento teórico? Para contribuir com as reflexões em torno deste debate, o presente trabalho tem o objetivo de investigar como pesquisadores brasileiros interpretam a relação entre pensamento empírico e pensamento teórico em Davídov no contexto da Educação Matemática. No presente artigo apresenta-se os resultados de um estudo organizado com base em uma revisão de literatura integrativa. Na perspectiva davidoviana o pensamento teórico sustenta-se na lógica dialética e o pensamento empírico na lógica formal. Nesse sentido, a realização do estudo se orienta por meio de uma busca sistemática realizada no Google Acadêmico, com o uso dos descritores: “lógica formal tradicional”, “lógica dialética”, “pensamento empírico”, “pensamento teórico”, “matemática” e “Davídov”. Nos trabalhos analisados constatou-se pouca discussão sobre a especificidade da lógica e como esta influência no processo de formação dos diferentes tipos de pensamento, no entanto, todos corroboram com Davídov no sentido de que o pensamento empírico obstaculiza o desenvolvimento do pensamento teórico.</p> Ágatha de Souza Niero, Josélia Euzébio da Rosa Copyright (c) 2023 Ágatha de Souza Niero, Josélia Euzébio da Rosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14445 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 MATERIAL DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA ATIVIDADE DE ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15087 <p>Este texto<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a> apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado fundamentada na perspectiva Histórico-Cultural, tendo como objetivo verificar como o movimento do pensamento teórico do professor de matemática sobre o conceito de fração pode impactar na escolha, adequação ou utilização dos materiais didáticos oficiais da rede pública de educação do Estado de São Paulo. O método utilizado para verificar o movimento do pensamento do professor se pautou no materialismo histórico dialético materializado por meio de um experimento formativo no formato de uma formação de professores de matemática da rede pública estadual de São Paulo, entendendo a formação docente como uma relação dialética entre a atividade de ensino e a atividade de aprendizagem. Para estruturar a formação de professores tomamos como referência o conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Como resultados dos dados da realidade apreendida identificamos que o professor, ao se deparar com as situações desencadeadoras de aprendizagem que permitam a revelação das relações histórico-lógicas do conceito de fração permite um movimento em direção do pensamento teórico sobre frações. Com isso, os docentes analisam de forma intencional e crítica os materiais didáticos, transformando o significado e o sentido sobre desses materiais na prática pedagógica. Concluímos que, a partir do desenvolvimento do pensamento teórico, o professor tomou os materiais didáticos oficiais como instrumento mediador da sua atividade de ensino.</p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a>Artigo ampliado a partir de trabalho apresentado no XIII ENEM 2019, Cuiabá/MT/Brasil.</p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a>Artigo ampliado a partir de trabalho apresentado no XIII ENEM 2019, Cuiabá/MT/Brasil.</p> Iraji de Oliveira Romeiro, Vanessa Dias Moretti Copyright (c) 2023 Iraji de Oliveira Romeiro, Vanessa Dias Moretti https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15087 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO: (re)elaborações de sentidos sobre pessoas com deficiência https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15035 <p>Ao tratar da escolarização da pessoa com deficiência, as diretrizes para formação docente transitam entre posições genéricas sobre diversidade e a instrumentalização para o atendimento educacional especializado, versando sobre o professor generalista, amparado pelo especialista, sem que se aprofunde em como se dão suas formações. Assumindo os cursos de formação docente como espaços privilegiados de (re)construção de saberes para a prática educacional, neste artigo, propõe-se a investigação dos modos como estudantes de cursos de Pedagogia elaboram questões relacionadas à educação da pessoa com deficiência e ao papel da graduação na construção de conhecimentos sobre o tema. Fundamentado pela Psicologia Histórico-cultural e pelos estudos da linguagem numa perspectiva dialógico-enunciativa, o trabalho envolveu a elaboração/conceituação da ideia de concepção e a realização de rodas de conversas com graduandas de três universidades paulistas sobre a escolarização de estudantes com deficiência. A análise e discussão a partir da áudio-gravação das rodas evidenciam como concepções elaboradas pelas estudantes trazem significados sobre deficiência; sobre a formação na universidade; e sobre a escola e o fazer docente, arrematados pelas indefinições do tema, constituindo-se não como conceitos, mas como saberes em elaboração. A reflexão aqui proposta contribui para a problematização da formação com vistas à transformação de expectativas e práticas que orientam a relação de professores em formação com conhecimentos sobre a pessoa com deficiência e sua educação. Ainda, apontam-se as rodas de conversa como potencial espaço formativo em uma perspectiva dialógica de reelaboração de saberes e práticas.</p> Luciana de Abreu Nascimento, Maria de Fátima Carvalho Copyright (c) 2023 Luciana de Abreu Nascimento, Maria de Fátima Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15035 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 O BRINCAR DAS CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14479 <p>Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo destacar os desafios e possibilidades do brincar das crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, visando contribuir com o processo de inclusão escolar. Com base na teoria histórico-cultural e nos fundamentos da Defectologia, desenvolvidos por Vigotski, foi realizada uma pesquisa-ação com quatro crianças com TEA em duas escolas de Educação Infantil do município do Rio de Janeiro, utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada – com pais, docentes e estagiárias que lidam com as crianças com TEA – e a observação participante. Em geral, os resultados demonstraram as seguintes características em seus modos de brincar: ausência ou pouca funcionalidade no brincar, brincadeiras repetitivas e estereotipadas, hiperfoco, movimentação excessiva, pouca ou nenhuma interação com outras crianças. Constatou-se, também, a necessidade de formação docente continuada, assim como inclusão dos interesses e singularidades da criança com TEA nas propostas pedagógicas. Com base nos resultados apresentados, conclui-se como fundamental trazer para o centro do planejamento os interesses das crianças com TEA e ampliar as suas possibilidades de brincar por meio de atividades lúdicas que considerem suas individualidades. A Educação Infantil é um cenário favorável ao lúdico porque se constitui de propostas pedagógicas que têm como eixos norteadores as interações e brincadeira, podendo contribuir com o desenvolvendo da percepção, da imaginação, da fantasia e da interação social, habilidades que podem ser prejudicadas na criança com TEA. </p> Michele Morgane de Melo Mattos, Viviane de Oliveira Freitas Lione Copyright (c) 2023 Michele Morgane de Melo Mattos, Viviane de Oliveira Freitas Lione https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14479 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: um resgate aos textos de Vigotski https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14482 <p>O presente artigo busca analisar o conjunto de textos escritos, entre os anos 20 e 30 do século XX, em que L. S. Vigotski (1896-1934) aborda a questão da deficiência intelectual na tentativa de apontar que o teórico inaugura uma interpretação à frente do seu tempo histórico e que muitas das discussões engendradas por ele tomaram vigor apenas no século XXI com o advento das políticas de inclusão e acessibilidade. O esforço é demonstrar que a totalidade desses escritos aponta para a necessidade de reformulação de atitudes pedagógicas e terapêuticas que focalizam suas práticas apenas nos processos biológicos ou naquilo que se considera deficitário e passível de ajustamentos. O entendimento revolucionário encontra-se em afirmar que as leis que regem o desenvolvimento do ser social não fazem distinções de pessoas, são únicas para todos os indivíduos, e dependem necessariamente da qualidade dos processos mediacionais que se efetivam no intercâmbio entre os humanos. Onde outras teorias postulam a defesa de uma educação reduzida, em conteúdos e interações, a Teoria Histórico-Cultural sustenta que as dificuldades oriundas da deficiência intelectual podem ser compensadas por meio do pleno desenvolvimento social que se efetiva em um meio inclusivo e colaborativo.</p> Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva Copyright (c) 2023 Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14482 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADO PELOS CONTEÚDOS DA MÚSICA https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14440 <p>A música é de todas as artes, a mais subjetiva, pois particulariza as emoções, possibilita a expressão do ser humano e contribui para a humanização. O papel da escola é proporcionar a aquisição de diferentes tipos de linguagem estética, incluindo a musical. O Objetivo do estudo é apresentar situações de ensino na escola considerando a música como fonte sonora, na apreciação na diversidade dos gêneros musicais e na contextualização da música como produto cultural e histórico. Para tanto, explicita-se o processo de humanização, ancorado nas funções psicológica superiores e na situação social do desenvolvimento. Coloca-se a favor da questão, uma sequência didática aplicada por uma professora da Educação Infantil, com a música Outono-Allegro de Antônio Vivaldi, adotando para validação dos fundamentos teóricos, um texto escrito por uma mãe, direcionado à professora, explicitando elementos da humanização defendidos pela Psicologia Histórico Cultural. Os resultados denotam que o processo de humanização do homem é uma possibilidade, pois existem formas de ensino, que elevam esse patamar, incluindo-se os conteúdos da educação musical como linguagem em práticas de contextualização e sentido. A educação musical sensibiliza, alterando a realidade material da criança por meio de uma ação docente que recria e transforma o próprio sujeito.</p> Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo, Karina Locilha Cocato Copyright (c) 2023 Gislaine Rossler Rodrigues Gobbo, Karina Locilha Cocato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14440 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000 LEITURA DE CLÁSSICOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14290 <p>Este artigo, que sintetiza os resultados de um estudo teórico-bibliográfico, dedica-se a uma questão encontrada por professores de Língua Portuguesa e Literatura atuantes nos últimos anos da educação básica. A Pedagogia das Competências foi erigida como teoria pedagógica de Estado, o que vem sendo apontado como incompatível com uma educação literária em seu sentido pleno. Neste novo quadro, é relevante trabalhar com clássicos literários, muitos deles produzidos há séculos atrás – portanto, aparentemente muito distantes dos adolescentes e jovens contemporâneos? O artigo defende a manutenção do ensino de leitura literária de textos e obras clássicos no nível médio, considerando a especificidade da educação escolar e sua contribuição para a formação humana, sob inspiração da Pedagogia Histórico-Crítica em sua articulação com a Psicologia Histórico-Cultural. Compreende a leitura literária dos clássicos como possibilidade afim a um ensino desenvolvimental, que tem por meio e finalidade tanto a socialização do saber sistematizado quanto a elucidação e superação das condições objetivas postas, que tendem a dificultar – quando não impossibilitar – a produção e circulação de conhecimentos literários que integrem os planos do sensível e do inteligível, na realidade da educação pública brasileira contemporânea. Partindo do pressuposto de que, na sociedade capitalista, a apropriação dessas objetivações não está garantida, principalmente para as pessoas desfavorecidas socioeconomicamente, tal proposta configura-se em chave contra-hegemônica.</p> Adriana Pin, Maria Amélia Dalvi Copyright (c) 2023 Adriana Pin, Maria Amélia Dalvi https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/14290 Mon, 29 May 2023 00:00:00 +0000