Foco e Escopo

A revista Olhares é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônico, de circulação nacional e internacional, do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação – PPG Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e PPG em Educação – visa constituir-se como espaço de divulgação e discussão crítica de produções científicas interinstitucionais que tenham como foco a pesquisa educacional, sob diferentes perspectivas teóricas e áreas do conhecimento. Privilegia a disseminação de estudos voltados para políticas educacionais, currículo, formação de educadores e para a constituição dos sujeitos e dos saberes relacionados à educação na modernidade, bem como estudos que estabeleçam a intersecção entre educação e saúde como perspectiva para abordar infância e adolescência

1. A revista Olhares aceitará para publicação artigos científicos, ensaios, relatos de experiência e resenhas redigidos em português, inglês ou espanhol.

2. Publicará apenas textos originais e inéditos. Excepcionalmente, trabalhos publicados em anais de eventos científicos, em publicações de difícil acesso ou esgotadas poderão ser republicados, mediante carta de solicitação que explicite os motivos para nova publicação. A equipe editorial avaliará a justificativa e decidirá sobre a relevância da republicação.

3. Aceitará também traduções de artigos científicos, ensaios ou relatos de experiência, desde que a temática do trabalho apresente coerência com a linha editorial e temática da Revista.

4. Conterá em cada número um dossiê temático de responsabilidade do Conselho Editorial e seções específicas de artigos científicos, ensaios, relatos de experiência e resenhas.

Processo de Avaliação pelos Pares

1.Os trabalhos enviados para publicação serão avaliados anonimamente por sistema pares duplo cego (double blind peer review), pareceristas do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. Apenas os trabalhos aprovados por, pelo menos, dois pareceristas serão encaminhados para publicação.

2. Se o parecer for favorável à publicação do artigo, o(s) autor(es) deve(m) fazer as correções recomendadas e as modificações sugeridas pelos pareceristas em tempo hábil para que o artigo tenha a aprovação final do Conselho Editorial e possa ser publicado.

3. De forma geral, os critérios que nortearão a avaliação dos trabalhos são: (i) coerência com a linha editorial da revista; (ii) consistência teórico-metodológica; (iii) relevância para a área; (iv) adequação ao gênero proposto (artigo, ensaio, resenha, relato de experiência); (v) pertinência da bibliografia para o tratamento do tema em foco; (vi) qualidade da escrita acadêmica; (vii) atendimento às normas de publicação da Revista.

Periodicidade

A Revista Olhares é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônica, de circulação nacional e internacional, do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

INDEXAÇÕES E BASES DE DADOS

Base de dados e diretórios nacionais:

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais da Revistas Científicas Brasileiras

Edubase – Base Nacional de Periódicos em Educação (BD)

LivRe- Portal do Conhecimento Nuclear (DR)

Sumários.Org – Sumários de Revistas Brasileiras (BD)

OASIS.br - portal brasileiro de repositórios e periódicos de acesso aberto.

Bases de Dados e Diretórios Internacionais:

ERIH PLUS -  Índice Europeu de Referência para as Humanidades e Ciências Sociais 

Latindex – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Cientificas de América

REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Google Scholar: Diretório Acadêmico do Google

Fontes de Apoio

Departamento de Educação

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

UniversidadeFederal de São Paulo

Histórico do periódico

A revista Olhares é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônica, de circulação nacional e internacional, do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Visa constituir-se como espaço especializado de divulgação e discussão crítica de produções científicas interinstitucionais que tenham como foco central a formação de professores e gestores educacionais, sob diferentes perspectivas teóricas e áreas do conhecimento. Sua criação teve início durante o ano de 2011, com a construção coletiva do Regimento da revista e aprovação pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo.