IMPLICAÇÃO DOS RESULTADOS DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO NO INTERIOR DA ESCOLA

Autores

  • Cristovam da Silva Alves DRE-G/SME/PMSP

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.137

Resumo

Esse estudo teve como objetivo verificar o potencial do processo de análise dos resultados da avaliação externa, como modalidade de formação permanente de professores no interior da escola. Acompanhou os procedimentos de análise dos resultados do Saresp e da Prova São Paulo em quatro escolas públicas da Educação Básica.

Os dados foram coletados em reuniões pedagógicas, em entrevistas semi-estruturadas com gestores e nos registros das reuniões pedagógicas. Essas informações foram analisadas com base em estudos de Imbernón (2004), Marcelo (2009) e Nóvoa (2010).

O estudo constatou que a análise dos resultados da avaliação externa se constitui em processo de formação permanente de professores, alterando suas práticas de planejamento de ensino e concepções de avaliação. Contudo, notou-se que os resultados dessas avaliações, não estão informando professores, gestores e formuladores de políticas, sobre medidas capazes de reverter problemas de fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristovam da Silva Alves, DRE-G/SME/PMSP

Doutor em Educação: Psicologia da Educação e Supervisor Escolar na Rede Municipal da Cidade de São Paulo - e-mail: cristovam-alves@uol.com.br

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

Alves, C. da S. (2014). IMPLICAÇÃO DOS RESULTADOS DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO NO INTERIOR DA ESCOLA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 2(1), 124–142. https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.137

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural