Literatura e Arte sobre o Cuidar em Neurologia

Autores

  • Marco Orsini Graduando e Interno de Medicina, Doutor em Neurologia - HUAP Serviço de Neurologia - UFF, Pesquisador do Hospital Geral de Nova Iguaçú - HGNI, Pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências da Motricidade – Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Bonsucesso-RJ, Brasil;Graduando e Interno de Medicina, Doutor em Neurologia - HUAP Serviço de Neurologia - UFF, Pesquisador do Hospital Geral de Nova Iguaçú - HGNI, Pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências da Motricidade – Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Bonsucesso-RJ, Brasil;
  • Carlos Henrique Melo Reis 2.Neurologista, Mestre, Professor do Hospital Geral da Posse – Nova Iguaçu-RJ, Brasil;
  • Acary Bulle Oliveira Neurologista, Doutor, Professor Afiliado do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil;
  • Marco Antônio Araújo Leite Neurologista, Doutor, Professor Adjunto de Neurologia – Serviço de Neurologia – HUAP – UFF, Niterói-RJ, Brasil;
  • Antônio Catharino Neurologista, Mestre, Professor do Hospital Geral da Posse – Nova Iguaçu-RJ, Brasil;
  • Valéria Silveira Neurologista, Mestre, Professor do Hospital Geral da Posse – Nova Iguaçu-RJ, Brasil;
  • Marcos RG de Freitas Neurologista, Doutor, Professor Titular e Chefe do Serviço de Neurologia – HUAP- UFF, Niterói-RJ, Brasil;
  • Sara Lúcia Silveira de Menezes Fisioterapeuta, Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação, Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, Bonsucesso-RJ, Brasil;
  • Clynton Lourenço Correa Fisioterapeuta, Doutor em Ciências Morfológicas – UFRJ, Professor Adjunto do Curso de Fisioterapia – UFRJ, Rio de Janeiro-RJ, Brasil;
  • Marco Trocoli Chieia Neurologista, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo-SP, Brasil;
  • Fábio Henrique Porto 11.Neurologista, Especialista em Neurologia Cognitiva – Universidade de São Paulo – USP, São Paulo-SP, Brasil;
  • Ronaldo Luiz Médico, Departamento de Clinica Médica – Unigranrio – Duque de Caxias-RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8315

Palavras-chave:

Neurologia, Assistência Centrada no Paciente, Humanismo

Resumo

As pessoas são diferentes, entretanto a dignidade é a mesma. A arte de cuidar assim como as verdadeiras obras-primas não muda nem en­velhece, pelo contrário, torna-se fortificada e incandescente diante da atual e asfixiada relação entre os personagens, médico-paciente. Obje­tivo. Promover, diante de relatos históricos, uma discussão provocati­va acerca da arte de cuidar em neurologia, que com o passar do tempo tornou-se turbilhonada e diluída diante de interesses vários e, princi­palmente da miséria nas relações humanas. Método. Revisão da lite­ratura com artigos das bases Medline, SciELO, Cochrane e Lilacs, de 1939-2011. Discussão. Acredita-se que as diretrizes curriculares para o ensino médico no Brasil devem estimular práticas que promovam um olhar e atitude mais humanizada, mais próximas das necessidades da população. Em se tratando da neurologia faz-se necessário que tais ações proporcionem, de igual modo, mudanças e a criação de um mo­delo relacionado à abordagem e atitudes frente aos pacientes. Conclu­são. Relatos históricos, expressados na arte e na pintura, enalteceram o cuidar médico. Em vista disso, estratégias que possibilitem melhoria do contato humano entre médico-paciente devem estimular a criação de um arcabouço alicerçado em espaços de comunicação permanentes e um completo entendimento sobre os problemas e fragilidade dos que padecem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Tapajós R. Introducing the arts into medical curricula. Interface-Comunic, Saude, Educ 2002;6:27-36.

Moreno VJ. Locos, enanos, negros y niños palaciegos. Gentes de placer que tuvieron los Austrias en la corte española desde 1563 a 1700. México: Presencia; 1939, 146p.

Marshall PA, O’Keefe JP. Medical students’ first-person narratives of a patient’s story of AIDS. Soc Sci Med 1995; 40:67-76. http://dx.doi.org/10.1016/0277-9536(94)00128-G

Wilson HS. A case for humanities in professional nursing education. Nurs. Forum 1974;13:406-17. http://dx.doi.org/10.1111/j.1744-6198.1974.tb00077.x

Pires PR. Hélio Pellegrino: A paixão indignada. Rio de Janeiro. Relume-Dumará: Prefeitura 1998 (Perfis do Rio), 122p.

Silva LWS, Nazario NO, Silva DS. Arte na enfermagem: iniciando um diálogo reflexivo. Texto Contexto Enferm 2005;14:120-3.

Orsini M, De Freitas MRG, Carvalho LB. Frida Kahlo: a arte como desafio à deficiência e à dor, com enfoque na poliomielite anterior aguda. Rev Bras Neurol 2008;44:5-12.

Filho VPD, Sá FC. O cuidado na prática médica. O Mundo da Saúde 2009;33:189-94.

Schlesinger AM Jr. The Age of Roosevelt. 3 volumes: 1. The crisis of the old order, 1919-1933; 2. The coming of the New Deal; 3. The politics of upheaval. Boston: Houghton Mifflin Co., 1957-1960.

Goodfield J. Valor ante la adversidad. Salud Mundial 1995;48(1):24-5.

Garrido EM. Psicologia do Encontro. São Paulo: Duas Cidades, 1996, 78p.

Ramos-Cerqueira ATA. Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico. Interface (Botucatu). [online]. 2005;9(16):81-9.

Dantas MSA, Collet N, Moura FM, Torquato IMB. Impacto do diagnóstico de paralisia cerebral para a família. Texto Contexto Enferm 2010;19:229-37. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072010000200003

Budrys V. Neurological deficits in the life and works of Frida Kahlo. Eur Neurol 2006;55:4-10. http://dx.doi.org/10.1159/000091136

Cano de la Cuerda R, Collado-Vázquez S. Deficiencia, discapacidad, neurología y arte. Rev Neurol 2010;51:108-116.

Downloads

Publicado

2012-03-31

Como Citar

Orsini, M., Reis, C. H. M., Oliveira, A. B., Leite, M. A. A., Catharino, A., Silveira, V., … Luiz, R. (2012). Literatura e Arte sobre o Cuidar em Neurologia. Revista Neurociências, 20(1), 162–168. https://doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8315

Edição

Seção

Texto de Opinião
##plugins.generic.dates.received## 2019-02-19
##plugins.generic.dates.published## 2012-03-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.