Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Todos los envíos deben cumplir los siguientes requisitos.
- El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
- El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y biliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.
- El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista .
- El texto tiene interlineado sencillo; 14 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
Editorial
A convite do editor, sob um tema específico.
Artigos Originais
Artigo Original: resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual. Nesta categoria inclui a revisões sistemáticas com e sem meta-análises e devem conter:
Número máximo de palavras no Resumo: 250
Número máximo de palavras: 6.000
Número máximo de figuras, gráficos e tabelas: 08
Número máximo de referências: 30
Registro dos ensaios clínicos: a Revista Neurociências apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do ICMJE, reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e a divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Dessa forma, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos – REBEC – http://www.ensaiosclinicos.gov.br/ ou http://apps.who.int/trialsearch/default.aspx). O número de identificação do registro deve ser inserido na seção “Métodos”.
Os estudos randomizados devem seguir as diretrizes CONSORT (http://www.consort-statement.org). Esta declaração fornece uma abordagem baseada em evidências para melhorar a qualidade dos relatórios de ensaios clínicos. Todos os manuscritos descrevendo um estudo clínico devem incluir o Diagrama de Fluxo CONSORT mostrando o número de participantes de cada grupo de intervenção, bem como a descrição detalhada de quantos pacientes foram excluídos em cada passo da análise de dados. Todos os testes clínicos devem ser registrados e disponibilizados em um site de acesso livre. O protocolo do ensaio clínico (incluindo o plano de análise estatística completa) deve ser encaminhado com o manuscrito.
Relato de Caso
Relato de Caso: descrições originais de observações clínicas, ou que representem originalidade de um diagnóstico ou tratamento, ou que ilustrem situações pouco frequentes na prática. Devem conter:
Número máximo de palavras no Resumo: 100
Número máximo de palavras: 1.500
Número máximo de figuras, gráficos e tabelas: 04
Número máximo de referências: 06
Revisão Sistemática
Artigos de Revisão: revisão critica da literatura ou atualização relativa a neurociências, com enfase em causa, diagnóstico, prognóstico, terapia ou prevenção.
Número máximo de palavras no Resumo: 250
Número máximo de palavras: 8.000
Número máximo de figuras, gráficos e tabelas: 08
Número máximo de referências: 30
A Revista Neurociências exige que todos os artigos submetidos atendam aos padrões de qualidade estabelecidos pelas diretrizes para produção de relatos de pesquisa em saúde – Enhancing the Quality and Transparency of Health Research (EQUATOR) Network (https://www.equator-network.org/): PRISMA para revisões sistemáticas – http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/
Artigos de Revisão
Artigos de Revisão: revisão critica da literatura ou atualização relativa a neurociências, com enfase em causa, diagnóstico, prognóstico, terapia ou prevenção.
Número máximo de palavras no Resumo: 250
Número máximo de palavras: 8.000
Número máximo de figuras, gráficos e tabelas: 08
Número máximo de referências: 100
Texto de Opinião
Texto de Opinião: deve conter opinião qualificada sobre um tema na área de neurociências, nota curta, crítica sobre artigo já publicado na Revista Neurociências ou relato de resultados parciais ou preliminares de pesquisa
Ensaio
Ensaios: texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema pesquisas da área das neurociências.
máximo de palavras no Resumo: 200
Número máximo de palavras: 1.500
Número máximo de referências: 25
Carta ao Editor
Cartas ao Editor: deve conter opinião qualificada sobre um tema na área de neurociências, nota curta, crítica sobre artigo já publicado na Revista Neurociências ou relato de resultados parciais ou preliminares de pesquisa
Errata
Correções e Retratações: erros ou falhas, independentemente da natureza ou da origem, que não configurem má conduta, serão corrigidos por meio de errata. Em artigos já publicados em que a má conduta foi identificada, a retratação será feita informando o motivo da retratação devidamente referenciada. Todos os autores serão solicitados a concordar com o conteúdo.
Declaración de privacidad
Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.
