Ciência Pós-Normal e Pesquisa em Educação Ambiental: uma aliança desejável

Authors

  • Rafael de Araujo Arosa Monteiro
  • Marcos Sorrentino

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2378

Keywords:

Ciência Pós-Normal, Educação Ambiental, Pesquisa em Educação Ambiental

Abstract

A Ciência Pós-Normal (CPN) e a Educação Ambiental (EA) são áreas do conhecimento ainda em construção e que necessitam se firmar perante a academia e a sociedade. Por isso procurou-se neste artigo identificar os pontos comuns entre as duas áreas, bem como suas limitações com o objetivo de iniciar um diálogo que permita a busca por estratégias de fortalecimento mútuo. Para tal foi realizada uma discussão teórica sobre CPN e as tendências e características da pesquisa brasileira em EA. Reforça-se a importância de se identificar as principais lacunas existentes em cada área, assim como os pontos de interface entre elas, possibilitando a integração entre ciência e política na busca por sociedades sustentáveis.

Author Biographies

  • Rafael de Araujo Arosa Monteiro
    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/USP) Gestor Ambiental e Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade
  • Marcos Sorrentino
    Coordenador da Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental e livre docente associado no Depto de Ciências Florestais da Esalq/USP

Published

2017-09-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MONTEIRO, Rafael de Araujo Arosa; SORRENTINO, Marcos. Ciência Pós-Normal e Pesquisa em Educação Ambiental: uma aliança desejável. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 192–206, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2378. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2378. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-01-30
Accepted 2017-07-31
Published 2017-09-29