Ciência Pós-Normal e Pesquisa em Educação Ambiental: uma aliança desejável

Autores

  • Rafael de Araujo Arosa Monteiro
  • Marcos Sorrentino

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2378

Palavras-chave:

Ciência Pós-Normal, Educação Ambiental, Pesquisa em Educação Ambiental

Resumo

A Ciência Pós-Normal (CPN) e a Educação Ambiental (EA) são áreas do conhecimento ainda em construção e que necessitam se firmar perante a academia e a sociedade. Por isso procurou-se neste artigo identificar os pontos comuns entre as duas áreas, bem como suas limitações com o objetivo de iniciar um diálogo que permita a busca por estratégias de fortalecimento mútuo. Para tal foi realizada uma discussão teórica sobre CPN e as tendências e características da pesquisa brasileira em EA. Reforça-se a importância de se identificar as principais lacunas existentes em cada área, assim como os pontos de interface entre elas, possibilitando a integração entre ciência e política na busca por sociedades sustentáveis.

Biografia do Autor

  • Rafael de Araujo Arosa Monteiro
    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/USP) Gestor Ambiental e Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade
  • Marcos Sorrentino
    Coordenador da Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental e livre docente associado no Depto de Ciências Florestais da Esalq/USP

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Publicado

29-09-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MONTEIRO, Rafael de Araujo Arosa; SORRENTINO, Marcos. Ciência Pós-Normal e Pesquisa em Educação Ambiental: uma aliança desejável. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 4, p. 192–206, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2378. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2378. Acesso em: 19 jun. 2025.
Recibido 2017-01-30
Aprovado 2017-07-31
Publicado 2017-09-29