O diálogo como ferramenta metodológica na formação de jovens ambientalistas: o caso do Coletivo Jovem Albatroz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12353

Palavras-chave:

Dialógo, Educação Ambiental, Juventude, Coletivos Jovens de Meio Ambiente

Resumo

A prática pedagógica “bancária” reforça valores como a competição, o individualismo, a dominação, entre outros, gerando uma postura impositiva e autoritária nos educadores. Por outro lado, a prática do diálogo como ferramenta pedagógica é um meio de garantir a autonomia e a emancipação das pessoas envolvidas no processo educativo. Neste sentido, para enfrentar os problemas socioambientais, a Educação Ambiental de base dialógica apresenta-se como um caminho possível para a transformação. Dessa forma, o presente artigo buscou contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos de diálogo na formação de jovens ambientalistas a partir da análise dos processos de formação desenvolvidos dentro do Coletivo Jovem Albatroz (CJA) durante os anos de 2015 a 2019. Para isso, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa, analisando diversos documentos (relatórios de monitoramento e relatos de experiência) a partir de três categorias: construção de um ambiente dialógico; liderança dialógica; e aprendizado do diálogo. Foi possível identificar, nos processos educadores do CJA, o fomento da construção de um ambiente dialógico por uma liderança que se dispõe a ser dialógica, o que contribuiu para o aprendizado e vivência do diálogo. Em paralelo, também foram encontrados desafios para a manutenção de tal dialogicidade, como a dificuldade dos jovens se manterem no Coletivo e a aproximação de novos jovens provenientes de áreas do conhecimento distintas da área ambiental.

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Referências

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Cândido Lopes, T., & Monteiro, R. de A. A. (2022). O diálogo como ferramenta metodológica na formação de jovens ambientalistas: o caso do Coletivo Jovem Albatroz . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 480–497. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12353

Edição

Seção

Artigos
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