Desafios socioambientais e o papel da formação continuada de professores em Educação Ambiental

Autores

  • Wilson Antonio Lopes de Moura Universidade de São Paulo
  • Taitiâny Kárita Bonzanini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15980

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Educação Básica, Formação de professores

Resumo

Considerando que a formação continuada de professores em Educação Ambiental é crucial para a implementação de políticas públicas voltadas à superação dos desafios socioambientais, este estudo busca analisar o impacto de um curso de formação continuada de professores no desenvolvimento de estratégias públicas municipais no que tange a questões ambientais. Por meio de uma metodologia qualitativa, a pesquisa se valeu de questionários e entrevistas com docentes e gestores de uma cidade do interior de São Paulo. Os resultados indicam que diversas políticas podem inspirar ações educativas, visto que muitos docentes as incorporam em suas práticas pedagógicas. Essas ações, no contexto escolar, oferecem múltiplos caminhos para a implementação de políticas públicas sobre questões socioambientais, desde a formação de conselhos como o COMDEMA e programas como o ProMEA, até a possibilidade de parcerias com gestores locais para fornecer recursos didáticos e expandir o aprendizado para além das salas de aula, alinhando-se com diretrizes da BNCC e incentivando práticas sustentáveis e colaborações interdisciplinares. A formação continuada de professores em Educação Ambiental não apenas atualiza os educadores sobre práticas e pesquisas recentes, mas também contribui para o desenvolvimento de metodologias diversificadas, fomenta a ecocidadania e possibilita um papel mais ativo na implementação de políticas públicas, servindo como uma ponte entre o currículo formal e as necessidades específicas da comunidade. Destaca-se para a efetivação dessa integração a necessidade de três elementos: a estrutura curricular, os materiais didáticos e a colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação e outras secretarias municipais, como a do Meio Ambiente.

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Referências

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

Moura, W. A. L. de, & Bonzanini, T. K. (2024). Desafios socioambientais e o papel da formação continuada de professores em Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 426–436. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15980

Edição

Seção

Artigos em Anais de Evento
Recebido: 2023-12-05
Aceito: 2024-01-22
Publicado: 2024-02-01

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