A story that the story does not tell: Native Community (ES) and impacts on the flooded areas of the Quaternary Plain of Rio Doce

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11039

Keywords:

Environmental, Education, Belonging, Environmental Justice, Nativo Community (ES, Brazil), Coastal Plain of Rio Doce

Abstract

The present study aims at investigating the impacts to which were submitted the Traditional Communities on the northern coast of Espírito Santo (Brazil) from the socio-environmental perceptions and narratives of belonging of Nativo Community residents. Participatory mapping was used as a strategy to reveal the territory's historical and spatial dynamics from the residents' narratives. The results situate the changes caused by the artificial drainage of flooded areas in the Coastal Plain of Rio Doce as the main element, which was analyzed based on the theoretical assumptions of Critical Environmental Education, the idea of belonging, identity and Environmental Justice, categorized in three dimensions: territory, environment and ways of life.

Author Biographies

  • Flora Zauli Novaes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e atualmente mestranda na área de Ensino. Experiência na área de Projetos Socioambientais, Educação Ambiental e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, etnobiologia, educação ambiental, ensino e manejo de fauna.

  • Tanise Paula Novello , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado em Educação Ambiental pela mesma Instituição (2011). Também é professora da FURG vinculada ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e membro da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) atuando junto a formação de professores e tutores.É professora junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a distância e educação matemática.

  • Marcos da Cunha Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestre e Doutor em Entomologia (Tese em Ecologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1999 e 2007, respectivamente). Atuo no ensino superior desde 2001 e entre 2009 e 2013 atuei como professor adjunto no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde desempenhei as seguintes funções: - Autor e tutor do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais; - Orientador no Programa de mestrado em Gestão de Políticas Públicas; - Assessor de meio ambiente e sustentabilidade do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Atualmente, sou professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, onde desempenho as seguintes funções: - Coordenador do Laboratório de Educação Ambiental/Núcleo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Biologia; - Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO - Nucleado na UFMG). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: - Educação ambiental; - Ecologia e conservação da biodiversidade,; - Ensino de ciências e Biologia; - Divulgação das ciências.

  • Gustavo Machado Prado, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Atualmente é Professor adjunto no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (Mestrado Acadêmico) e exercendo as funções de Coordenador da Comissão de Estágio Supervisionado das Licenciaturas do CEUNES e membro do Colegiado do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura). Desenvolve pesquisa nas áreas de Biodiversidade, Ensino e Currículo.

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Published

2021-06-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

NOVAES, Flora Zauli; NOVELLO , Tanise Paula; TEIXEIRA, Marcos da Cunha; PRADO, Gustavo Machado. A story that the story does not tell: Native Community (ES) and impacts on the flooded areas of the Quaternary Plain of Rio Doce. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 153–173, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11039. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11039. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2020-08-05
Accepted 2021-03-12
Published 2021-06-01