Onde está a Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Análise de uma ausência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14946

Palavras-chave:

Educação Ambiental, BNCC, Currículo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar como a EA está presente na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental e na Educação Infantil (creche e pré-escola). Neste sentido, são consideradas as leituras e estudos em torno dos documentos como legislações da Educação e da EA, além dos documentos normativos e orientativos curriculares. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, recorrendo a análise documental tendo como objeto a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados corroboram para identificar a presença frágil e mesmo ausência da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil proposta pela Base Nacional Comum Curricular.

Biografia do Autor

  • Wanessa Raquel Xavier Ribeiro Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Graduada pela Universidade Federal do Norte do Tocantins.

  • Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Rio Grande

    Licenciada e Bacharel em História. Mestre em Educação (PPGEDU/FURG). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Professora da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Jaguarão. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins - PPGECS/UFT

  • Roberta Avila Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG.

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Publicado

01-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIMA, Wanessa Raquel Xavier Ribeiro; CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Roberta Avila. Onde está a Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Análise de uma ausência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 6, p. 373–392, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14946. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14946. Acesso em: 13 jul. 2025.
Recibido 2023-03-20
Aprovado 2023-07-14
Publicado 2023-10-01