Onde está a Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Análise de uma ausência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14946

Palavras-chave:

Educação Ambiental, BNCC, Currículo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar como a EA está presente na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental e na Educação Infantil (creche e pré-escola). Neste sentido, são consideradas as leituras e estudos em torno dos documentos como legislações da Educação e da EA, além dos documentos normativos e orientativos curriculares. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, recorrendo a análise documental tendo como objeto a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados corroboram para identificar a presença frágil e mesmo ausência da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil proposta pela Base Nacional Comum Curricular.

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Biografia do Autor

Wanessa Raquel Xavier Ribeiro Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada pela Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada e Bacharel em História. Mestre em Educação (PPGEDU/FURG). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Professora da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Jaguarão. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins - PPGECS/UFT

Roberta Avila Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG.

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Publicado

01-10-2023

Como Citar

Lima, W. R. X. R., Claro, L. C., & Pereira, R. A. (2023). Onde está a Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Análise de uma ausência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(6), 373–392. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14946

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-03-20
Aceito: 2023-07-14
Publicado: 2023-10-01

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