Concepções e práticas de Educação Ambiental em pesquisas sobre livros didáticos de ciências: um estudo de revisão

Autores

  • Dione Antunes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14236

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Currículo, Práticas pedagógicas, Meio Ambiente

Resumo

A presente pesquisa trata de um estudo de revisão bibliográfica, que teve como objetivo realizar um levantamento na base de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em pesquisas sobre o Livro Didático (LD) de Ciências com foco nas concepções e práticas de Educação Ambiental (EA). Foram selecionadas doze pesquisas, sendo que as mesmas foram analisadas com base nas concepções a priori de EA de Layrargues e Lima (2014), a saber: conservadora e crítica. Das pesquisas analisadas, oito foram classificadas na concepção conservadora e quatro na concepção crítica. Portanto, constatamos que a perspectiva de uma EA crítica e transformadora da realidade ainda está distante.

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Publicado

01-02-2023

Como Citar

Antunes, D., & Uhmann, R. I. M. (2023). Concepções e práticas de Educação Ambiental em pesquisas sobre livros didáticos de ciências: um estudo de revisão. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 261–278. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14236

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-08-25
Aceito: 2022-11-30
Publicado: 2023-02-01